O que está por trás da nova Vale

Sem categoria

Blog do Bordalo Vale eh Nossa
Agora sim, depois de mudar o comando da Vale, via o peso dos acionistas do governo, reorientando seu rumo para mais próximo do perfil da Petrobrás, indutora do crescimento com distribuição de renda no país, a presidenta Dilma Rousseff quinta-feira enviar ao Congresso um novo marco regulatório da mineração, o que atingirá diretamente o nosso estado, pois há muito tempo os estados e municípios produtores pedem este marco ao governo federal para aumentar o repasse de royalties da exploração.

Há muito pedimos a compensação das perdas da Lei Kandir, pois não é correti, nem contribui para o desenvolvimento do Brasil, para o fim das desigualdades regionais e o fim da miséria, que os recursos minerais sejam tirados de estados como o Pará, que tem enorme peso na balança comercial brasileira (favorável e exportador) e não haja a devida compensação. Segundo a presidenta, “essa compensação é condição para que nossas reservas naturais tenham um sentido que não se concentrem na mão de poucos, mas que se difundam por toda a sociedade”. É isso que esperamos e parece que finalmente será realizado pelo governo do PT, não é Jatene?

O minério de ferro é base fundamental do desenvolvimento econômico do planeta e é retirado dos estados produtores com quase nenhuma retribuição: o ICMS não incide quando é exportado, não agrega valor no estado.

Corretamente, a futura legislação deve prever a adoção de contratos em que o governo poderá impor metas de abastecimento ao mercado interno e restrições ao perfil societário do investidor. Hoje não existem restrições para explorar as jazidas nacionais, assim como não há um contrato entre o governo e o investidor estipulando metas, punições ou qualquer outra obrigação.


Curtiu? Compartilhe com os amigos!

Posts Relacionados

  1. Entre nesse debate deputado, ele muito importante pro Pará e se o sr não se ligar o Puty vai entrar.

    Permalink
  2. Os tucanos ficam loucos porque queriam que os petistas fossem estúpidos como eles, aí dizem "pq não reestatizaram a Vale". ora, porque somos inteligentes, fazemos política seriamente e pro povo. Ta ai as respostas. A Vale vai ser pro Brasil e sua gente d enovo e em melhores condições!

    Permalink
  3. Resolver esse impasse eterno: só o PT mesmo.

    Permalink
  4. o grupo dos irrresssponsaveis vão provar na carne atitudes de um governo sério, e a melhor parte é que ela vem de cima para baixo isso é porque o povo brasileiro não é burro não, manda ver companheira!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Permalink

Leave a Comment

Notícias sobre a atuação parlamentar do Deputado Estadual Carlos Bordalo (PT), presidente da Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa do Pará.

Email: dep.bordalo@alepa.gov.pa
Contato comunicação: bordalo13@gmail.com
Whatsapp: (91) 99319 8959

Gabinete: Assembleia Legislativa do Estado do Pará – Rua do Aveiro,130 – Praça Dom Pedro II, Cidade Velha – 66020-070 3° andar
Fone: 55 91 3182 8419 (ramal: 4368)

Copyright © 2019 Deputado Bordalo. Todos os Direitos Reservados.