Na luta com os garimpeiros

Blog do Bordalo garimpo1
Semana passada reuni uma equipe do Gabinete e fomos até o município de Cachoeira do Piriá. Não foi uma simples visita cotidiana. Fomos analisar a situação de moradores que sobrevivem da atividade desenvolvida no garimpo, que estão sofrendo ameaças de paralisar as atividades. É que uma empresa canadense (Luna Gold), apareceu alegando que irá iniciar pesquisa na área e que por conta disso esses trabalhadores precisariam desocupar a área trabalhada pela cooperativa, que corresponde a 40 hectares, de um total de 4 mil hectares.
Esta empresa tem a liberação para a prospecção da área há mais de 40 anos e nunca desenvolveram nenhuma atividade. Os moradores em parceria com a Cooperativa de Garimpeiros de Cachoeira do Piriá (Coominério) estão receosos em ter que parar os trabalhos. A Cooperativa reúne cerca de 100 trabalhadores que vivem e trabalham na área a mais de 10 anos. Recentemente foram intimados pela DEMA (Delegacia do Meio Ambiente) para prestarem esclarecimento a respeito da atividade desenvolvida na área. A situação se mostra preocupante ao lembrar que esta área já foi palco de um grande conflito na década de 80, é uma área da gleba Cidapar, e que por causa dessa história a questão merece ser analisada com especial atenção para que se preserve a paz e os interesses de todos.
Conhecemos a área e no mesmo dia tivemos uma audiência com o secretário adjunto da Sema (Secretaria de Estado de Meio Ambiente), Dr. Claudio Cunha, o delegado da DEMA, Dr. Aurélio Paiva, representantes da Coominério e o advogado Alexandre Buchacra. A Coominério fez um resumo da atividade desenvolvida na área. Após 10 anos, a empresa Luna Gold apareceu dando um prazo para que até o final deste ano os trabalhadores deixem a área para dar inicio a pesquisa.
Vamos sentar novamente no próximo dia 20, munidos de informações mais aprofundadas para que se tenha um cenário para conduzir propostas, até com a presença do Ministério Público. De início, já foi comentado que pode ser criado um projeto ambiental de manejo comunitário, já que a área representa 1% da área total. Quem também esteve dando apoio na visita ao município foi o vereador Toinho do Josué, o Zé Antônio da Emater local e secretários da prefeitura.


Curtiu? Compartilhe com os amigos!

Posts Relacionados

Leave a Comment

Notícias sobre a atuação parlamentar do Deputado Estadual Carlos Bordalo (PT), presidente da Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa do Pará.

Email: dep.bordalo@alepa.gov.pa
Contato comunicação: bordalo13@gmail.com
Whatsapp: (91) 99319 8959

Gabinete: Assembleia Legislativa do Estado do Pará – Rua do Aveiro,130 – Praça Dom Pedro II, Cidade Velha – 66020-070 3° andar
Fone: 55 91 3182 8419 (ramal: 4368)

Copyright © 2019 Deputado Bordalo. Todos os Direitos Reservados.