Hoje, a partir das 14 horas, na Alepa – Assembleia Legislativa do Pará, o lançamento da Frente Parlamentar contra a Divisão do Pará. Vamos engrossar esse caldo contra a integridade do território paraense.
E enquanto estiver acontecendo aqui em Belém o lançamento da Frente contra Divisão do Pará, lá em Brasília 100 mil trabalhadoras rurais de todo o país estarão numa bela marcha – a Marcha das Margaridas – numa uma ação estratégica das mulheres do campo e da floresta para conquistar visibilidade, reconhecimento social, político e cidadania plena. Duas mil trabalhadoras rurais do Pará já viajaram de ônibus para Brasília e já chegaram na capital federal nesta madrugadinha.
São 150 itens de reivindicação e um dos mais importantes é o combate à violência no campo. De 2001 a 2011, passou de 7% para mais de 20% a quantidade de mulheres na lista de ameaçadas de morte por conta da questão agrária no Brasil. Outro dado da concentração agrária: a agricultura familiar responde por 80% dos alimentos que chegam nas mesas do povo brasileiro, mas apenas 24% das terras está nas mãos da agricultura familiar
Acompanhe a programação da Marcha das Margaridas, lendo aqui.
Universidade sul e sudeste do Pará –Mas não acaba aí esta terça-feira 16 de agosto. Às 11 horas, a nossa presidenta Dilma lançará a Unifesspa, que é a Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará. É uma vitória do PT mais esta Universidade em nosso Estado.
Correspondente bancário – E ainda nesta terça 16, às 14:30, na Câmara dos Deputados, em Brasília, sindicatos de bancários de todo o país participarão da audiência pública na Comissão de Finanças e Tributação (CFT), que tem como presidente o companheiro deputado federal Cláudio Puty (PT-PA)
A audiência pública é para defender o Projeto de Decreto Legislativo (PDC) 214/2011, do deputado federal Ricardo Berzoini (PT-SP). O projeto suspende as recentes resoluções do Banco Central que ampliam as funções dos correspondentes bancários. O presidente da Confederação dos Bancários, Carlos Cordeiro, vai dizer qual o posicionamento da categoria bancária na audência. E a audiência vai ser transmitida ao vivo, pelo site da Contraf-CUT.