Luto no futebol. Sócrates, o maior cidadão brasileiro que já atuou no futebol profissional

São  justas as homenagens ao dr. Sócrates, paraense de Abaetetuba e um brasileiro comprometido com seu povo e seus ideiais. Nasceu em 1954 e nos deixa neste 4 de dezembro de 2011. Paz à alma do dr. Sócrates que tanto nos ensinou sobre democracia, resistência, coragem.Como diz o Celso Lungaretti: Perdemos um grande companheiro, um irmão de fé. Foi doído demais.

Blog do Bordalo soc

Sócrates, mais único do que é raro

Sócrates, grande, impagável companheiro, mais único do que é raro.

Enquanto escrevo, tomo um copo de vinho, ele gostaria de saber, faz tempo escasso, um ou dois meses antes de morrer, tomamos juntos de uma garrafa aberta pela jovem apaixonada mulher, intrépida ao lado dele até o fim.

Vinham em Sócrates, na frente, antes de mais nada, o homem e o cidadão, o ser consciente até a medula, incapaz de evitar as implicações mais profundas da vida, inclusive as imponentes responsabilidades de figura pública. Era sua essência política, no sentido mais abrangente, mais completo. Mais vívido e vivido.

A excepcionalidade do talento no trato da redonda, na visão do jogo, na técnica e na tática, como diria Mario Morais, não se discutem, assumem, porém, uma dimensão além de rara, única, insisto na ideia, porque precedidas pela visão ampla, de longo alcance, da própria existência.

O doutor era também professor, e aos leitores de CartaCapital, a começar por este que escreve, ministrou aulas por muitos anos a fio da arte praticada como coube a poucos, e antes disso, de vida.

Sócrates já me faz falta imensa, e faz a todos nós.
====

Blog do Bordalo sC3B3crates2

 Dilma e Lula destacam empenho social de  Sócrates

A presidenta Dilma Rousseff  e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva lamentaram neste domingo 4 a  morte do ex-jogador e colunista deCartaCapital Sócrates e destacaram seu empenho no campo social.
O ex-atleta faleceu às 4h30 da madrugada de hoje, aos 57 anos, vítima de uma infecção generalizada no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo.
Irmão mais velho do também ex-jogador de futebol Raí, ele estava internado desde quinta-feira 1º devido a uma infecção intestinal causada por uma bactéria.
Em nota publicada no portal da Presidência da República, Dilma afirma que o Brasil “perde um de seus filhos mais queridos”. “Nos campos, com seu talento e seus toques sofisticados, foi um gênio do futebol, a ponto de ser considerado o melhor jogador sul-americano de 1983, e ser escolhido pela Fifa [Federação Internacional de Futebol], em 2004, como um dos 125 melhores jogadores vivos da história. Como jogador do Corinthians, deu muitas alegrias à torcida.”
A presidenta também destacou a atuação política de Sócrates. “Fora dos campos, nunca se omitiu. Foi um brasileiro atuante politicamente, preocupado com o seu povo e o seu país. Procurando o bem-estar de seus companheiros, ajudou a implantar um sistema democrático no clube em que atuava [no caso, o Corinthians, com a Democracia Corinthiana]. Participou também ativamente da campanha pelas Diretas Já! e de outros momentos importantes da redemocratização do país.”
Sobre o amigo e eleitor declarado, Lula afirmou que “Doutor Sócrates foi um craque no campo”. “Um exemplo de cidadania, inteligência e consciência política, além de seu imenso talento como profissional do futebol”, escreveu em  nota assinada também por Marisa Letícia, ex-primeira-dama, e familiares.
Corintiano, Lula disse que Sócrates deu uma “contribuição generosa” para o futebol e para a sociedade brasileira que “jamais será esquecida”. “Neste momento de tristeza, prestamos solidariedade a esposa, familiares e amigos do Doutor”, declarou o ex-presidente, que já jogou bola com Sócrates durante uma “pelada”, na Granja do Torto, em 2005.

Muhammad Ali esteve no Brasil quando assumia conscientemente o papel de símbolo da luta dos negros contra o racismo e Pelé era um gênio do futebol e um zero à esquerda em preocupações sociais.
Um repórter perguntou ao grande  Ali o que achava de Pelé. Com seu brilhantismo habitual, ele respondeu algo assim (não encontrei a frase exata): “Se alguém é um esportista extraordinário, isto já basta. Mas, se além disto, ele também levanta as bandeiras de sua gente e trava o bom combate, aí sim ele é completo”.
Sócrates era completo.
Parafraseando o que Foreman disse sobre o próprio Ali, talvez Sócrates não tenha sido o maior jogador brasileiro de todos os tempos, mas, sem dúvida, foi o melhor cidadão brasileiro que já atuou no futebol profissional.
A ponto de, quando os melhores cidadãos brasileiros saíram às ruas para recuperar o direito de elegerem o presidente da República, ele se ter comprometido com a multidão que lotava o Vale do Anhangabaú (SP) a recusar a proposta estratosférica da Fiorentina e permanecer no País para ajudar a reconstruí-lo, caso fosse aprovada a emenda das diretas-já.
Perdemos um grande companheiro, um irmão de fé. Foi doído demais.

Curtiu? Compartilhe com os amigos!

Posts Relacionados

Leave a Comment

Notícias sobre a atuação parlamentar do Deputado Estadual Carlos Bordalo (PT), presidente da Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa do Pará.

Email: dep.bordalo@alepa.gov.pa
Contato comunicação: bordalo13@gmail.com
Whatsapp: (91) 99319 8959

Gabinete: Assembleia Legislativa do Estado do Pará – Rua do Aveiro,130 – Praça Dom Pedro II, Cidade Velha – 66020-070 3° andar
Fone: 55 91 3182 8419 (ramal: 4368)

Copyright © 2019 Deputado Bordalo. Todos os Direitos Reservados.