A insegurança pública no Pará é muito maior do que mostram as estatísticas

A insegurança pública em nosso Estado está muito maior do que é divulgada e registrada. O sub registro ou a ausência de registro pode dar a falsa impressão de que a criminalidade reduziu. Não reduziu, muito pelo contrário, aumentou e ainda falta registrar de 45% a 55%. É com base nessa falta de registro, que o governo Jatene vem pro rádio, jornal e tevê “informar” que a violência diminuiu. Não é que se percebe, o que se vê. 
 
Acompanhe comigo:

1. No mês de setembro no Estado do Pará houve 177 homicídios, o que dá uma média de 5,9 homicídios/dia;
2. Já em outubro, houve 293 homicídios, o que dá uma média de 9,7 homicídios/dia. 

Foram 9.783 roubos na Região Metropolitana de Belém, o que dá uma média de 32 roubos/dia.

Segundo a ONU, o desvio padrão das ocorrências para crimes violentos, ou seja, a sub-notificação, varia entre 45 a 55% para mais, o que indicaria que estes números estão na realidade abaixo do real. Traduzindo para nossa realidade, isso quer dizer que em setembro os homicídios reais iriam para 274, média de 9,1/dia e em outubro passariam para 454, média de 15/dia.

Já os roubos passariam de 9.783 para 15163, média de 505/dia somente da RMB. Isto sem contar que ao longo desses meses o sistema SISP de registro de ocorrências apresentou panes rotineiras, ficando quase que diariamente inoperante, o que inviabilizou centenas e ocorrências que interferiram sobremaneira e de forma negativa nesta estatística.
 
Não adianta querer tapar o sol com a peneira: a violência está crescente e em escala exponencial, confrimando a incapacidade do governo Jatene em dar segurança tão prometida à população. Maquiar estatística não é a solução.

Curtiu? Compartilhe com os amigos!

Posts Relacionados

Leave a Comment

Notícias sobre a atuação parlamentar do Deputado Estadual Carlos Bordalo (PT), presidente da Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa do Pará.

Email: dep.bordalo@alepa.gov.pa
Contato comunicação: bordalo13@gmail.com
Whatsapp: (91) 99319 8959

Gabinete: Assembleia Legislativa do Estado do Pará – Rua do Aveiro,130 – Praça Dom Pedro II, Cidade Velha – 66020-070 3° andar
Fone: 55 91 3182 8419 (ramal: 4368)

Copyright © 2019 Deputado Bordalo. Todos os Direitos Reservados.