fbpx

Insegurança e violência tomam conta de Belém e Pará. Cadê o governo Jatene? No Banpará, a greve entra no 3º dia.

 Enquanto vai à Assembleia Legislativa do Pará (ALEPA) pedir empréstimos de quase R$ 2 bilhões que vão endividar as futuras gerações, o Governo Jatene baixou o decreto 503, de 29/ago/12 com a velha receita tucana: quer combater a crise  com arrocho salarial e demissão. O pacote  de arrocho do JADEVE desnuda descontrole nos gastos e contratação de temporários e assessores.

Essa receita tucana de arrochar salário e demitir não resolve, já foi derrotada nas urnas com a eleição de Lula e Dilma e vai ser enfrentada com luta e greve, como está acontecendo agora no Banpará que pela intransigência de ausência de diálogo, está no 3º dia de greve, uma greve com grande adesão dos bancários em todo o Estado. Bancários de todo o país estão na da data-base, em período de campanha salarial e há uma greve geral da categoria sinalizda para 18 de setembro.

A partir do momento em que o PT assumiu o governo do Estado, já de 2007 em diante, o banco produz excelente lucro ano após ano, expande agências, faz concurso público, melhora o atendimento ao público, valoriza seus funcionários e é um ótimo instrumento de crédito no Pará. Mas o decreto 503 não abrange o Banpará, uma sociedade de economia mista que não está sujeito ao orçamento do Estado, tem outro regime jurídico,  e é completamente autosustentável. Tão autosustentável, tão produtor de seu próprio lucro que  passou ao governo mais da metade do lucro do ano passado, algo em torno de R$ 66 milhões, assunto para o qual pedi explicações ao governo em requerimento.

Insisto: a não ser por coação política do governo tucano, jurídica e administrativamente o decreto não cabe para o funcionalismo do Banpará. A greve  do funcionalismo do banco  por saúde, segurança, condições de trabalho e melhoria salarial precisa ser tratada em mesa de negociação à parte, direto  com o Sindicato dos Bancários do Pará, com o movimento sindical que defende os interesses dos bancários aqui no Estado, mas o banco não está sujeito a esse decreto. E já os servidores do Pará como um todo, seus sindicatos de classe  da saúde, do Sintepp e todos precisam combater com veemência esse famigerado decreto.

Sindicato dos Bancários organizando a greve no banpará. Hoje é o 3º dia!

Aliás, algum iluminado precisa informar ao governador Jatene e à diretoria do Banpará que o decreto não pode atingir o banco, que produz seu próprio e crescente lucro. Por que então manietar a negociação entre Banpará e o Sindicato dos Bancários, a não ser pela velha receita tucana de impor arrocho?


Ontem houve a 1ª rodada de negociação entre bancários e Banpará.

Meus parabéns à greve do Banpará! E parabéns à diretoria do banco por ter assinado ontem na primeira rodada de negociação um acordo preliminar garantindo tudo o que já foi conquistado até que se feche um novo acordo. 


E agora, minhas tuitadas sobre a insegurança em Belém  e impressões sobre a campanha política em Belém e São Paulo.
 Sobre a insegurança:

  •  Violência assusta Belém: 5 homicídios em 20  horas, 3 vítimas de assaltantes.
  •  Abaetetuba: assaltantes matam estudante que se negou a entregar celular! Em todo o Pará, bandidos mandam e desmandam.
  • Faroeste Caboclo: Ex-presidiário foi morto dentro de ônibus no centro de Belém. Paraenses chocados! 
  • Eletricista executado com 5 tiros no Guamá. Bairro volta a registrar altos índices de violência. 
  • Apesar das obras, continuam fugas da Colônia Agrícola Heleno Fragoso. Falta gestão! 
  • Assaltantes matam mulher q/ se recusou entregar celular no bairro da Pratinha em Belém. Banalização da vida!  

Sobre a campanha política em Belém e São Paulo:

  • Pimentel c/ propostas mirabolantes na saúde como se não tivesse nada a ver c/ 8 anos do Dudu. Mas assim!
  • Marcos Rego: pau mandado do Dudu: um papelão!
  • O Instituto Helena Coutinho não tem objetivos eleitorais. Zenaldo no horário eleitoral achando que somos todos imbecis
  • Zenaldo repete à exaustão o assistencialismo e promessas enganosas como moeda de troc.
  • Priante usa Lula em publico e acende vela a Jatene em privado: Em qual acreditar?
  • Edmilson: Precisa tomar cuidado c/ sapato alto, não diz o q/ vai fazer diferente de antes!
  • TV Liberal aplica pesquisas p/ excluir candidatos do noticiário ao arrepio da Lei Eleitoral.

  • Em um eventual e provável 2º turno em SP entre Russomano xHaddad, quem o PSOL apoiará?

Veja Mais

Rolar para cima