Governo Dilma, do PT, vai investir no BRT e no Ação Metrópole para melhorar o sistema de transporte da Região metropolitana de Belém

Blog do Bordalo Dilminha2STU1984 Editar
Governo federal, da Presidenta Dilma/PT, vai investir grandes recursos tanto no BRT como no Ação Metrópole, desde que ampliem o trajeto e beneficiem ainda mais a população que tanto precisa de transporte público em Bleém na RMB. Foto: Roberto Stuckert Filho/PR

O governo da presidenta Dilma, do PT, decidiu fazer investimentos tanto
no  BRT (do governo de Belém), como no Ação Metrópole (do governo do
Pará, projeto que foi deixado pronto e com recursos pelo governo da
companheira Ana Júlia, do PT).

Hoje, o trânsito na Região Metropolitana de Belém é caótico, além de sofrível, lento e muito caro, com imensos prejuízos à qualidade de vida da população. Razões mais que suficientes para intervenção do governo federal na disputa entre BRT (do governo de Belém) e Ação Metrópole (do governo do Estado).
 
O governo federal analisou os dois projetos, viu que são viáveis e que não razão de disputa entre eles e sim, de soma e integração de esforços em prol da população mais carente, que é quem mais precisa de transporte público.

Ao que se sabe, o governo Dilma informou tanto ao governo de Belém, como ao governo do Pará que investirá recursos, desde que os projetos sejam interligados e beneficiem um número maior de pessoas, com ampliação do trajeto e unificação dos dois no Entroncamento.

Além da interligação dos dois projetos no Entroncamento, para o governo Dilma, o transporte urbano público não pode ficar de São Braz até Icoaraci e sim, ir até o centro de Belém. Ou seja, da av. Presidente Vargas até Icoaraci e não de São Braz a Icoarcai, como estava previsto no projeto do BRT. Esse alongamento do trajeto beneficiará mais usuários do transporte coletivo urbano.

O BRT, que é o projeto de transporte da prefeitura de Belém, prevê um sistema de transporte rápido, sobre canaletas e com via expressa, podendo transportar 45 mil passageiros por hora, num trajeto de  20 km. A proposta inicial é interligar Belém de São Braz até Icoaraci, mas o governo federal – por iniciativa do PT – propõe que o trajeto seja da Presidente Vargas até Icoaraci, o que ampliará os 20 km inicialmente pensados.

Já o Ação Metrópole, que teve projeto e recursos aprovados no Governo do PT, da companheira Ana Júlia, prevê a interligação da Região Metropolitana de Belém, até Marituba.

Para o governo Dilma, os dois projetos devem se somar para beneficiar a população e, com esse entendimento, o governo federal investirá grandes recursos nos dois projetos.

É o governo do PT, mais uma vez, beneficiando a população mais carente e que mais utiliza o transporte público.

Voltarei a este assunto.


Curtiu? Compartilhe com os amigos!

Posts Relacionados

Leave a Comment

Notícias sobre a atuação parlamentar do Deputado Estadual Carlos Bordalo (PT), presidente da Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa do Pará.

Email: dep.bordalo@alepa.gov.pa
Contato comunicação: bordalo13@gmail.com
Whatsapp: (91) 99319 8959

Gabinete: Assembleia Legislativa do Estado do Pará – Rua do Aveiro,130 – Praça Dom Pedro II, Cidade Velha – 66020-070 3° andar
Fone: 55 91 3182 8419 (ramal: 4368)

Copyright © 2019 Deputado Bordalo. Todos os Direitos Reservados.