“EU TAMBÉM SOU FILHO DE TRABALHADOR”

* Recebi e compartilho com vocês uma importante contribuição da minha companheira Karol Cavalcante, Vice-Presidente do PT estadual.

Nos dias 30 e 31 de Maio de 1981, o então presidente nacional do Partido dos Trabalhadores, Luiz Inácio Lula da Silva veio ao Pará lançar o PT no município de Cametá e fundar a primeira Comissão Provisória do PT paraense na cidade de Baião. O PT paraense foi um dos nove estados a contribuir para a fundação do PT nacional.


Acompanhado do presidente do PT Pará, Bira Barbosa e de uma comitiva formada por militantes do Partido, Lula seguiu viagem de Belém rumo aos municípios de Cametá e Baião. A viagem durou quase 24 horas a bordo de um pequeno barco, conhecido na região como pôpôpô, em função do barulho constante feito pelo motor da embarcação. Hoje, esta mesma viagem é de apenas 6 horas, divididas entre estradas e balsas. 


A primeira parada da comitiva petista foi na cidade de Cametá. Em praça pública, lotada por militantes de esquerda e cercada por policiais a serviço da ditadura, Lula lançava o Partido dos Trabalhadores no município, quando foi interrompido por um policial militar que subiu ao palanque, retirou sua farda, pediu o microfone e esbravejou: “eu também sou filho de trabalhador!” Naquele momento a euforia tomou conta da cidade. Era a plenitude da festa democrática em Cametá. 


Após o evento em Cametá, Lula seguiu de barco por mais 10 horas até Baião, onde fundou a primeira Comissão Provisória do PT no Pará. Passada a fase de organização partidária, Lula voltou ao Pará diversas vezes, como nas jornadas em favor da Reforma Agrária e na Caravana das Águas, como também na primeira eleição direta para Presidência da República em 1989.


Após a derrota eleitoral de 1989, Lula e o PT seguiram em frente. Foram às ruas e através das caravanas da cidadania, na década de 1990, construíram um programa político para o Brasil elaborado não em gabinetes, mas em contato com o povo. Após a vitória de 2002, o já presidente Lula voltou ao Pará para prestar contas e conversar com o povo. O cargo de presidente não impediu o velho militante de fazer algo que está na sua essência: olhar no olho do povo.


Após 32 anos, o PT Pará encontra-se organizado em diretórios nos 143 municípios paraenses. Conta com 23 prefeitos e prefeitas, 16 vice-prefeitos e 183 vereadores e vereadoras em todo o Estado. Curiosamente os municípios de Cametá e Baião são governados pelo PT. Em Cametá pelo pescador Irácio de Freitas Nunes e Baião pelo quilombola Nilton Lopes de Farias, conhecido como Saci, já em seu segundo mandato. 


Em 2013 Lula voltou a percorrer o Brasil com seminários temáticos, com o objetivo de discutir os 10 anos  exitosos de governo democrático e popular no país, iniciado em 2003, com Lula e continuado com a presidenta Dilma Rousseff. O seminário já passou por São Paulo, Fortaleza e Porto Alegre e em breve deve acontecer em Belém/Pa. Lula sempre esteve presente nas vitórias e/ou derrotas do PT, sua peregrinação  representa o gás que nos falta para o embate de 2014. Esperamos Lula novamente no Pará, para renovar a esperança vermelha em nossos corações. 





Viva o PT! Viva o Lula! 


Karoline Cavalcante é socióloga, especialista em Gestão de Municípios pelo NUMA/UFPA. Atualmente, é Vice-Presidenta do PT do Pará.


Curtiu? Compartilhe com os amigos!

Posts Relacionados

Deixe uma resposta

Notícias sobre a atuação parlamentar do Deputado Estadual Carlos Bordalo (PT), presidente da Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa do Pará.

Email: dep.bordalo@alepa.gov.pa
Contato comunicação: bordalo13@gmail.com
Whatsapp: (91) 99319 8959

Gabinete: Assembleia Legislativa do Estado do Pará – Rua do Aveiro,130 – Praça Dom Pedro II, Cidade Velha – 66020-070 3° andar
Fone: 55 91 3182 8419 (ramal: 4368)

Copyright © 2019 Deputado Bordalo. Todos os Direitos Reservados.