Está surgindo uma nova democracia no Brasil

Blog do Bordalo dpartic
A realização de conferêncais nacionais, precedidas de etapas estaduais tem alterado a forma da democracia vigente no Brasil. Em pesquisa do Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (Iuperj), constatou-se que das 1.937 diretrizes das conferências analisadas, foram gerados 2.808 projetos de lei e propostas de emendas constitucionais; 321 projetos de lei e emendas constitucionais aprovados, sendo 312 leis ordinárias ou complementares e nove emendas constitucionais, totalizando 3.129 proposições legislativas.

É uma forma inédita de cooperação entre Estado e sociedade civil, onde esta, por dentro do Estado, apresenta as suas próprias demandas, fortalecendo-a e, por isso, mantendo-a autônoma.

Ou seja, com democracia participativa, espantamos a mentira da cooptação dos atores sociais, como adoram bradar os oposicionistas de plantão e não enfraquecemos as instituições, mas sim as enrobustecemos com mais idéias e propostas e porque estas advém da sociedade, criando um vínculo que só desenvolve o regime democrático, a relação representante e representado.

Leia uma matéria completa sobre isso na Agência Brasil.


Curtiu? Compartilhe com os amigos!

Posts Relacionados

  1. DEPUTADO, NO SEU BLOG ESA MATÉRIA FICOU MUITO MELHOR COLOCADA DO QUE NO DO PUTY, DEU O DESTAQUE COM A COINCEPÇÃO CERTA DESSE AVANÇO QUE TÁ ACONTECENDO NA DEMOCRACIA PARTICIPATIVA

    Permalink
  2. É. a DEMOCRACIA SOCIALISTA
    srsrsrsrsrs

    Permalink
  3. Muito revelador esses dados. Ninguém tá fazendo 'soviete'. Tamo dando substância pra democracia vingar no Braisl.

    Permalink
  4. É assim que tem que ser feito: casar a participação da sociedade com as instituições. Assim é que o parlamentar se aproxima da base dele e que as coisas funcionam em sintonia.

    Permalink

Leave a Comment

Notícias sobre a atuação parlamentar do Deputado Estadual Carlos Bordalo (PT), presidente da Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa do Pará.

Email: dep.bordalo@alepa.gov.pa
Contato comunicação: bordalo13@gmail.com
Whatsapp: (91) 99319 8959

Gabinete: Assembleia Legislativa do Estado do Pará – Rua do Aveiro,130 – Praça Dom Pedro II, Cidade Velha – 66020-070 3° andar
Fone: 55 91 3182 8419 (ramal: 4368)

Copyright © 2019 Deputado Bordalo. Todos os Direitos Reservados.