Entidades de Tucuruí cobram melhorias

Sem categoria

O Movimento Popular em Defesa da Vida e Pelo Progresso de Tucuruí e Região apresentou uma pauta de reivindicações aos deputados e representantes de órgãos estaduais durante sessão especial realizada nesta quarta-feira, 14, na Assembleia Legislativa do Pará (Alepa). A sessão foi solicitada pelo líder da bancada do PT, deputado Carlos Bordalo, e reuniu 59 entidades dos municípios de Tucuruí, Breu Branco e Goianésia do Pará.
O objetivo do encontro foi solicitar ajuda aos deputados estaduais para atender as demandas contidas na pauta de reivindicações, entre as quais: construção de uma ponte para transposição do Rio Tocantins, ligando Tucuruí ao município de Breu Branco, extensão da energia elétrica para as ilhas do entorno do lago, além da extensão do Programa Luz Para Todos aos moradores das ilhas do entorno da Usina Hidrelétrica de Tucuruí, entre outras demandas. “Nossa maior meta é a construção da ponte. Além disso, o porto é de vital importância para o desenvolvimento, transporte e segurança da região, para a geração de emprego e como forma de escoar nossa riqueza”, destacou Weliton Hugles, coordenador do Movimento.

Blog do Bordalo SAM 5332

Segundo o deputado Bordalo, o Movimento reivindica a construção de uma ponte para acesso à cidade e tráfego de veículos. “Atualmente, este acesso acontece somente sobre a barragem da Usina, mesmo sendo uma área de segurança nacional. Esta trafegabilidade de veículos pela barragem torna sua segurança frágil e vulnerável”, disse Bordalo. O parlamentar ainda informou que uma frente parlamentar deverá ser criada para colocar no orçamento do Estado essas demandas. Por outro lado, uma diligência em Tucuruí será marcada. “Também vamos encaminhar cópia das demandas para os 17 deputados federais. Esse primeiro passo foi bem dado. A sessão foi muito prveitosa”, completou Bordalo.
O Diretor de Planejamento e Projetos Especiais da Rede Celpa, Álvaro Bressan convidou uma comissão de moradores de Tucuruí para ir a sede da Celpa, para conhecer o que está sendo desenvolvido para o município. O Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (DNIT) anunciou que já está em processo de licitação a construção de 10 portos, entre eles um em Tucuruí. Também participaram da sessão especial representantes da Eletronorte, Segup (Secretaria de Segurança Pública do Estado), Setran (Secretaria de Transportes do Estado), vereadores de Tucuruí e Breu Branco, o prefeito Sancler de Tucuruí, além dos deputados Chico da Pesca (PT), Airton Faleiro (PT), Edilson Moura (PT), Edmilson Rodrigues (PSOL), Manoel Pioneiro (PSDB), Marcio Miranda (DEM) e o vereador de Belém Otávio Pinheiro (PT).
Durante a sessão, a presidente do “Clube da Lamparina” Socorro Pompeu presentou os representantes da Eletronorte e da Celpa com uma mini-lamparina. Acompanhe abaixo a lista de reivindicações do Movimento Popular em Defesa da Vida e Pelo Progresso de Tucuruí e Região:

Blog do Bordalo PautaTucuru2BC2A1

var addthis_config = {“data_track_clickback”:true};


Curtiu? Compartilhe com os amigos!

Posts Relacionados

Leave a Comment

Notícias sobre a atuação parlamentar do Deputado Estadual Carlos Bordalo (PT), presidente da Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa do Pará.

Email: dep.bordalo@alepa.gov.pa
Contato comunicação: bordalo13@gmail.com
Whatsapp: (91) 99319 8959

Gabinete: Assembleia Legislativa do Estado do Pará – Rua do Aveiro,130 – Praça Dom Pedro II, Cidade Velha – 66020-070 3° andar
Fone: 55 91 3182 8419 (ramal: 4368)

Copyright © 2019 Deputado Bordalo. Todos os Direitos Reservados.