Dividir ou não dividir o Pará?

Conforme prometi, indico a leitura da polêmica entre professor de geografia e doutor pela USP André Roberto Martin e deputado Parsifal Pontes, sobre a divisão do Pará. As fontes originais estão no blog do líder peemedebista. O professor contra a divisão. O parlamentar, a favor.

Em entrevista ao Liberal (clique para ler), Martin disse:

“O Pará, Estado mais importante da região Norte do País, está sujeito a perder toda sua força política e econômica para se retalhados em três unidades federativas com pesos iguais ao que representa hoje, no cenário nacional, o Amapá. s últimas divisões territoriais para criação de novos Estados não foram bem-sucedidas, acarretando prejuízos incalculáveis aos cofres públicos da União”.

Já Parsifal a ele responde no artigo Desconstruindo o Doutor Martin (clique para ler):

“Impressiona a pobreza conjuntural do doutorado de Martin, que o faz imaginar que, dividido o Pará, as duas unidades federativas originadas cortarão imediatamente o contato político econômico e financeiro com o originário, e Belém, como o maior centro da região, não mais receberá o fluxo cotidiano natural que já consolidou.
Ao contrário, a exemplo do que houve em outras divisões, o fluxo não só permanece como aumenta, pois com o aumento da circulação econômica do todo, o centro nervoso, que era a capital do estado, ganha valor agregado, passando a ser o ponto de convergência do aglomerado regional”.

Vale a pena ler a íntegra das duas posições. Embreve comento as duas opiniões.


Curtiu? Compartilhe com os amigos!

Posts Relacionados

  1. Muito bem colocados os argumentos do Dr Martin. Certinho. Querem roubar as riquezas do PA, criar uma RMB como bolsão de misério e se loculetarem as elites políticas separatistas desse potencial.

    Permalink
  2. O Parsifal ofende e não diz nada. Lamentável. Como contrapositor, é um ótimo crítico de cinema. Não sei porque dão tanta trela pra ele não.

    Permalink
  3. Parabéns ao geógrafo pela exposição na entrevista, é isso mesmo do que se trata: pilhagem do PA pelas grandes empresas que pagam políticos com P minúsculo como capatazes dos seus interesses econômico-extrativistas.

    Permalink
  4. Deputado, parabéns por pautar o debate. Aguardo a polêmica qualificada que vc prometeu promover aqui.
    Abs

    Permalink
  5. Fraco fraco o Parsifal. Assim, vamos derrotar a Vale, Alunorte e cia. ltda.
    VIVA O PARÁ UNIDO E FORTE!!!!

    Permalink
  6. ESTÃO ESQUECENDO QUE, AINDA NÃO SABEMOS SE NESSA DIVISÃO EXISTE,EM ALGUMAS AREAS QUE FICARÃO DO OUTRO LADO, TEM: MUITO NIOBIO, MUITO OURO,ZINCO, ALUMINIA ETC..NÓS PARAENSES SÓ ESTAMOS LEVANDO, VAMOS EXCLUIR LEI CANDIR, DO MAPA, E FAZER UM PLEBISCITO NO PARÁ, QUALQUER UM PODE INICIR ESSE MOVIMENTO, NO SENTIDO DE ACABAR COM A MARIOLA QUE O ESTADO DO PARÁ, FICA NESSAS EXTRAÇÕES QUE SÓ EXPORTAM,E NÃO AGREGAM PARA NÓS NADA. SEREI UM FORTE CANDIDATO AO GOVERNO PRÓXIMO,??? ME LANÇO AGORA, MOBILIZAÇÃO SABEREI FAZER PRA MUDAR O ATRASO DA NOSSA TERRA, E, NADA DE MUDAR NADA, NÃO VAMOS ALTERAR NOSSA ESTRELA ALFA, DO PAVILHÃO NACIONAL, NUNCA!!!!ABRAÇOS DAQUI DO RIO DE JANEIRO, PARA TODOS OS CONTERRÂNEOS.
    OSVALDO PACHECO.
    TEL(21)- 82789713
    E-MAIL: OGPRJ@HOTMAIL.COM

    Permalink

Leave a Comment

Notícias sobre a atuação parlamentar do Deputado Estadual Carlos Bordalo (PT), presidente da Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa do Pará.

Email: dep.bordalo@alepa.gov.pa
Contato comunicação: bordalo13@gmail.com
Whatsapp: (91) 99319 8959

Gabinete: Assembleia Legislativa do Estado do Pará – Rua do Aveiro,130 – Praça Dom Pedro II, Cidade Velha – 66020-070 3° andar
Fone: 55 91 3182 8419 (ramal: 4368)

Copyright © 2019 Deputado Bordalo. Todos os Direitos Reservados.