fbpx

Deputados da CPI ouvem diretores da Hydro nesta terça-feira (15)


Reprodução/ Diário do Pará 

A CPI que está investigando danos ambientais em Barcarena ouve nesta terça-feira (15) os diretores nacionais da Hydro Alunorte, a partir das 13h30, no auditório João Batista, com transmissão ao vivo pela TV Alepa. Na segunda-feira (14), os deputados analisaram o conjunto de documentos e de informações que ingressaram nas últimas semanas na secretaria da Comissão. A visita às dependências da Imerys Caulim, marcada para segunda-feira (14), foi transferida. Uma nova visita poderá será marcada na reunião administrativa desta terça, antes da oitiva.

Na semana passada, foram ouvidos os técnicos da empresa SGW Service, contratada pela Hydro Alunorte e que elaborou uma contraprova para empresa, contestando os laudos elaborados Instituto Evandro Chagas e Universidade Federal do Pará. No laudo, da SGW indica que não ocorreu transbordamento e nem vazamento de rejeitos produzidos pela empresa.

A acareação entre os técnicos da empresa SGW Service, do Evandro Chagas e da UFPA foi cancelada devido à ausência dos técnicos da empresa de consultoria contratada pela Hydro. Tendo a gigante norueguesa informado no dia da acareação marcada que a SGW não prestava mais serviços de assessoramento.

Histórico da CPI

A CPI foi concebida a partir dos vazamentos e de denúncias de transbordamento de rejeitos da empresa Hydro-Alunorte, ocorrido no dia 17 de fevereiro passado, após uma intensa chuva, atestados por laudos do Instituto Evandro Chagas.
A CPI foi instalada oficialmente no dia 20 de março, após aceitação de um requerimento de autoria do deputado Eliel Faustino (DEM), líder do governo Simão Jatene na Alepa, tendo como co-autor o deputado Soldado Tércio (PROS), tendo ambos apresentados o requerimento com o mínimo de assinaturas necessárias (14), conforme prevê regimento interno do Poder Legislativo. Houve acordo entre os autores e o presidente Márcio Miranda para este procedimento, sem necessidade de excluir nenhuma solicitação.

Na reunião de instalação, foram eleitos o deputado Coronel Neil para presidente e o deputado Celso Sabino (PSDB) para relator. Compõem ainda a CPI, como membros titulares, os deputados Eliel Faustino (PSDB) – autor do requerimento; Tércio (PROS), co-autor; Carlos Bordalo (PT); Miro Sanova (PDT); e José Skaff (MDB). Os deputados, com exceção dos autores, foram indicados pelos partidos com assento nas bancadas partidárias na Alepa, seguindo a proporcionalidade prevista no Regimento.

Já foram ouvidas 23 testemunhas, em nove rodadas de oitivas, sendo que a décima foi cancelada devido à ausência dos técnicos da empresa SWG Service, contratada pela empresa Hydro Alunorte para realizar as contraprovas aos laudos do Instituto Evandro Chagas, e UFPA, cujos os pesquisadores encontravam-se para a confrontação de laudos.

Além de depoimentos, a CPI já recolheu ao seu acervo laudos técnicos de instituições públicas e pesquisas, assim como imagens de vídeos, fotografias e áudios que corroboram com a linha de investigação traçadas. Os deputados também ouviram depoimentos sobre o naufrágio do Navio Haidar Beirut, com cerca de cinco mil bois vivos, no Porto da Companhia Docas do Pará – Pier 300, no dia 06 de outubro de 2015.

Você poderá acompanhar, ao vivo, pela Rádio e TV Alepa, no Portal Alepa (www.alepa.pa.gov.br), pelo canal 14 da ORM Cabo e também em sinal aberto 45.2 (UHF/DIGITAL) disponível na Região Metropolitana de Belém.

Veja Mais

Rolar para cima