Nesta quinta-feira (01/08), às 9h, na sala VIP da Assembleia Legislativa do Estado do Pará (ALEPA), a Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor da ALEPA, presidida pelo deputado Bordalo (PT-PA), realizará reunião de apuração sobre o massacre que resultou na morte de 58 pessoas no Centro de Recuperação Regional de Altamira (CRRA), ocorrido na última segunda-feira (29/07), e convida a imprensa para acompanhar o trabalho.
A reunião será com representantes da Superintendência do Sistema Penitenciário do Pará (Susipe) e Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Segup). Membros do Conselho Penitenciário do Estado do Pará (COPEN) e do Comitê Estadual de Prevenção e combate a tortura (CEPCT) foram convidados a participarem.
O objetivo da reunião é tomar conhecimento sobre as condições em que se encontravam as pessoas custodiadas. Na sexta-feira (02) a Comissão segue para Altamira para averiguar as falhas de segurança que contribuíram para ocorrer o confronto entre as facções rivais, verificar quais acompanhamentos foram oferecidos às famílias das vitimas mortas e a situação prisional dos detentos em condição provisória.
Nesta quarta-feira (31) durante a transferência para unidades de Belém, quatro detentos morreram por sufocamento dentro do caminhão-cela. Com os assassinatos, o número de vítimas no ataque chega a 62*. O CRRA tem capacidade para receber 208 presos, mas abrigava 311, destes 145 são presos provisórios, aguardam julgamento.
Serviço:
Data: 01 de agosto
Horário: 9h
Local: sala Vip, ALEPA – Rua do Aveiro,130 – Praça Dom Pedro II, Bairro Cidade Velha
*Atualização 31 de julho às 15:30