A Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa do Pará apresenta nesta sexta-feira (28), no município de Mãe do Rio, nordeste paraense, o projeto Cine Direitos Humanos, com a exibição de dois documentários: “Diz Aí – Enfrentamento ao Extermínio da Juventude Negra” (Episódio 1, Canal Futura) e “Meu Guri – Além do Castigo”, de Bianca Santos e Gabriel Freires Arruda. A exibição integra a programação da XXV Caminhada da Juventude, que será realizada entre os dias 28 e 30, pela Pastoral da Juventude de Mãe do Rio, da Paróquia de São Francisco de Assis, pertencente à Diocese de Bragança. A programação tem entrada franca.
O problema do Brasil é social ou racial? A partir desse questionamento, jovens refletem como o racismo e a ausência de políticas públicas, sobretudo nas periferias, contribuem para o extermínio da juventude negra no país. O documentário “Diz Aí” tem como objetivo fomentar reflexões e trazer experiências que contribuam para o combate à violência que atinge os jovens brasileiros, sobretudo, os negros. Contemplado pelo VII Edital Criando Asas, “Meu Guri – Além do Castigo” mostra que o encarceramento de jovens no Brasil está intimamente ligado com a questão da cor. Quem vai preso é negro, pobre e de favela, os dados e a realidade mostram isso. É com base nessa desigualdade que o filme explora raça e violência e aborda a redução da maioridade penal e como isso impacta a sociedade brasileira e piora desigualdades.
O Cine Direitos Humanos é um projeto da Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor da Alepa. A proposta é exibir filmes temáticos que estimulem o debate sobre direitos civis e temas como machismo, racismo, homofobia e os diversos tipos de violência. Realizada com apoio dos deputados estaduais Carlos Bordalo (PT), presidente da Comissão de Direitos Humanos da Alepa, e Márcio Miranda (DEM), presidente da Alepa, a XXV Caminhada da Juventude também contará com visitas às comunidades do interior de Mãe do Rio e apresentações de teatro, música e dança.
SERVIÇO: Cine Direitos Humanos com os filmes “Diz Aí – Enfrentamento ao Extermínio da Juventude Negra” (Episódio 1, Canal Futura) e “Meu Guri – Além do Castigo”, de Bianca Santos e Gabriel Freires Arruda. Dia 28, sexta-feira, na Paróquia de São Francisco de Assis, em Mãe do Rio, dentro da programação da XXV Caminhada da Juventude. Entrada franca.