A Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa do Pará apresenta nesta sexta-feira (28), no município de Mãe do Rio, nordeste paraense, o projeto Cine Direitos Humanos, com a exibição de dois documentários: “Diz Aí – Enfrentamento ao Extermínio da Juventude Negra” (Episódio 1, Canal Futura) e “Meu Guri – Além […]

Cine Direitos Humanos debate extermínio da juventude negra

Sem categoria


A Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa do Pará apresenta nesta sexta-feira (28), no município de Mãe do Rio, nordeste paraense, o projeto Cine Direitos Humanos, com a exibição de dois documentários: “Diz Aí – Enfrentamento ao Extermínio da Juventude Negra” (Episódio 1, Canal Futura) e “Meu Guri – Além do Castigo”, de Bianca Santos e Gabriel Freires Arruda. A exibição integra a programação da XXV Caminhada da Juventude, que será realizada entre os dias 28 e 30, pela Pastoral da Juventude de Mãe do Rio, da Paróquia de São Francisco de Assis, pertencente à Diocese de Bragança. A programação tem entrada franca. 

O problema do Brasil é social ou racial? A partir desse questionamento, jovens refletem como o racismo e a ausência de políticas públicas, sobretudo nas periferias, contribuem para o extermínio da juventude negra no país. O documentário “Diz Aí” tem como objetivo fomentar reflexões e trazer experiências que contribuam para o combate à violência que atinge os jovens brasileiros, sobretudo, os negros. Contemplado pelo VII Edital Criando Asas, “Meu Guri – Além do Castigo” mostra que o encarceramento de jovens no Brasil está intimamente ligado com a questão da cor. Quem vai preso é negro, pobre e de favela, os dados e a realidade mostram isso. É com base nessa desigualdade que o filme explora raça e violência e aborda a redução da maioridade penal e como isso impacta a sociedade brasileira e piora desigualdades.

O Cine Direitos Humanos é um projeto da Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor da Alepa. A proposta é exibir filmes temáticos que estimulem o debate sobre direitos civis e temas como machismo, racismo, homofobia e os diversos tipos de violência. Realizada com apoio dos deputados estaduais Carlos Bordalo (PT), presidente da Comissão de Direitos Humanos da Alepa, e Márcio Miranda (DEM), presidente da Alepa, a XXV Caminhada da Juventude também contará com visitas às comunidades do interior de Mãe do Rio e apresentações de teatro, música e dança. 

SERVIÇO: Cine Direitos Humanos com os filmes “Diz Aí – Enfrentamento ao Extermínio da Juventude Negra” (Episódio 1, Canal Futura) e “Meu Guri – Além do Castigo”, de Bianca Santos e Gabriel Freires Arruda. Dia 28, sexta-feira, na Paróquia de São Francisco de Assis, em Mãe do Rio, dentro da programação da XXV Caminhada da Juventude. Entrada franca.  

Curtiu? Compartilhe com os amigos!

Posts Relacionados

Deixe uma resposta

Notícias sobre a atuação parlamentar do Deputado Estadual Carlos Bordalo (PT), presidente da Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa do Pará.

Email: dep.bordalo@alepa.gov.pa
Contato comunicação: bordalo13@gmail.com
Whatsapp: (91) 99319 8959

Gabinete: Assembleia Legislativa do Estado do Pará – Rua do Aveiro,130 – Praça Dom Pedro II, Cidade Velha – 66020-070 3° andar
Fone: 55 91 3182 8419 (ramal: 4368)

Copyright © 2019 Deputado Bordalo. Todos os Direitos Reservados.

Você se inscreveu com sucesso na newsletter

Ocorreu um erro ao tentar enviar sua solicitação. Por favor, tente novamente.

Blog do Bordalo will use the information you provide on this form to be in touch with you and to provide updates and marketing.