Caravana Cidadania e Direitos Humanos chega a Concórdia do Pará

Sem categoria


A Caravana Cidadania e Direitos Humanos, projeto idealizado pela Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa do Pará, terá sua primeira edição no município de Concórdia do Pará, nos dias 19 e 20 de outubro. O projeto reúne uma série de ações, entre palestras, oficinas, assistência jurídica e emissão de documentos para a comunidade. A programação é gratuita e voltada para lideranças, professores e servidores públicos, assim como a população em geral. Esta edição é realizada em parceria com a Defensoria Pública do Estado do Pará, Prefeitura e Câmara Municipal de Concórdia do Pará. 

O objetivo do projeto é levar aos municípios paraenses ações que promovam a cidadania e estimulem o debate sobre a importância dos Direitos Humanos. “A Declaração Universal dos Direitos Humanos foi aprovada pela ONU em 1948, tendo o Brasil como um dos seus signatários. No entanto, ainda enfrentamos problemas gravíssimos na Amazônia, como trabalho escravo, ameaças às comunidades tradicionais, como indígenas, quilombolas e ribeirinhos, e violência contra a mulher”, acentua o deputado estadual Carlos Bordalo, presidente da Comissão de Direitos Humanos da Alepa.  

A programação será aberta nesta quinta-feira, dia 19, às 18h, na Câmara Municipal de Concórdia do Pará, com o Cine Direitos Humanos, projeto já realizado na periferia de Belém e que exibe filmes temáticos sobre direitos civis e temas como machismo, racismo, homofobia e os diversos tipos de violência. Após a exibição, haverá um debate, seguido de apresentação cultural.   

Na sexta-feira, dia 20, de 8h às 15h, na Câmara Municipal, serão oferecidos serviços de assistência jurídica pela Defensoria Pública do Estado do Pará, como emissão de documentos (Carteira de Identidade e Carteira de Trabalho), atendimentos jurídicos (óbito tardio, divórcio, pensão alimentícia) e retificação ou restauração de Registro Civil. 

No mesmo horário, na Escola Estadual Aloísio Chaves, serão realizadas oficinas de teatro e de Direitos Humanos, com o tema “Violência Contra a Mulher: “A Mulher como Sujeito Político”. Na Secretaria de Assistência Social, serão oferecidas oficinas sobre os serviços do CRAS e do CREAS e sobre CAD Único (Bolsa Família, BPC), enquanto na Secretaria de Saúde ocorrerá uma palestra sobre saúde da mulher, com informações sobre a implantação de contraceptivo para as mulheres. A Secretaria de Educação participa com uma palestra sobre educação no trânsito e os projetos educativos do município. 

SERVIÇO: Caravana Cidadania e Direitos Humanos. Dias 19 e 20 de outubro, no município de Concórdia do Pará, com palestras, oficinas, assistência jurídica e emissão de documentos para a comunidade. Realização: Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa do Pará. Parceria: Defensoria Pública do Estado do Pará, Prefeitura e Câmara Municipal de Concórdia do Pará. 

PROGRAMAÇÃO
Dia 19 de outubro (Quinta-Feira):
Local: Câmara Municipal de Concórdia do Pará

18h – Composição da Mesa de Abertura 
19h – Cine Direitos Humanos
20h – Debate sobre o filme 
21h – Apresentação Cultural 
22h – Encerramento

Dia 20 de outubro (Sexta-Feira):
Local: Câmara Municipal de Concórdia do Pará
08 às 15h – Serviços oferecidos pela Defensoria Pública do Estado do Pará: 
– Emissão de Carteira de Identidade e Carteira de Trabalho
– Atendimentos Jurídicos (Óbito tardio, Divórcio, Pensão Alimentícia, Retificação/Restauração de Registro Civil

Local: Escola Estadual Aloisio Chaves
08 às 15h – Oficinas de Direitos Humanos:

Salas 1 e 2 – Comissão de Direitos Humanos da Alepa 
Oficina sobre Violência Contra a Mulher: “A Mulher como Sujeito Político”, com Milene Lauande
Oficina de Teatro 

Salas 3 e 4 – Secretaria Municipal de Assistência Social 
Oficina sobre os serviços oferecidos pelo CRAS e CREAS
Oficina sobre o CAD ÚNICO (Bolsa Família, BPC)

Salas 5 e 6 – Secretaria Municipal de Saúde 
Palestra sobre Saúde da Mulher
Serviço de implantação de contraceptivo para as mulheres 

Salas 7 e 8 – Secretaria Municipal de Educação 
Palestra sobre Educação no Trânsito
Palestra sobre os programas e projetos de educação do município



Curtiu? Compartilhe com os amigos!

Posts Relacionados

Deixe uma resposta

Notícias sobre a atuação parlamentar do Deputado Estadual Carlos Bordalo (PT), presidente da Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa do Pará.

Email: dep.bordalo@alepa.gov.pa
Contato comunicação: bordalo13@gmail.com
Whatsapp: (91) 99319 8959

Gabinete: Assembleia Legislativa do Estado do Pará – Rua do Aveiro,130 – Praça Dom Pedro II, Cidade Velha – 66020-070 3° andar
Fone: 55 91 3182 8419 (ramal: 4368)

Copyright © 2019 Deputado Bordalo. Todos os Direitos Reservados.

Você se inscreveu com sucesso na newsletter

Ocorreu um erro ao tentar enviar sua solicitação. Por favor, tente novamente.

Blog do Bordalo will use the information you provide on this form to be in touch with you and to provide updates and marketing.