Para proporcionar melhorias e segurança a comunidade do bairro da Terra-Firme, o deputado Bordalo (PT) protocolou na Assembleia Legislativa do Pará (ALEPA) na última terça-feira (15) uma moção que solicita da Prefeitura de Belém a implantação de um semáforo na Avenida Celso Malcher com a Avenida Tucunduba.
A proposição foi encaminhada por meio da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém-SEMOB para que o semáforo seja incluído no trecho que compõe a Nova obra do Projeto Bacia do Tucunduba.
BORDALO ATENDE PEDIDO DE MORADORES DO TRECHO

Moradores da Avenida Celso Malcher procuraram a Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor – CDHDC da Alepa para fazer um apelo pelo trecho, eles solicitaram que Bordalo possa demandar todos os esforços pela sinalização do local haja vista que o tráfego é intenso e coloca em risco a vida tanto de pedestres quanto de condutores.
Segundo os moradores, a falta de semáforos obriga os pedestres a arriscarem-se correndo para atravessar a rua, em meio aos veículos. Isso impulsiona a elevação de acidentes o que contribui para o crescimento das estatísticas de violência no trânsito em nossa capital.
Em 2021 a Secretaria de Mobilidade Urbana de Belém- SEMOB apresentou dados preliminares sobre a violência no trânsito na capital com base nas informações fornecidas pelo Departamento de Trânsito do Pará (Detran-PA). Os motociclistas foram a grande maioria das vítimas de acidente em Belém. A colisão entre veículos é a primeira causa de tipo de acidentes registrados na capital paraense. Os carros foram os tipos de veículos que mais se envolveram em ocorrências. E dentre as possíveis causas dos sinistros, a falta de atenção foi a principal vilã da segurança no trânsito este ano.
Segundo informações do portal Agência Pará, o relatório compilado pelo setor de estatística da SeMOB, a capital paraense registrou um total de 1.793 acidentes no início do ano. Deste montante, 38,59% dos acidentes houve feridos e 0,95% foram fatais. A SEMOB informa que ainda está consolidando, junto ao Detran, os dados de acidentes de trânsito do primeiro semestre de 2021.