O deputado Bordalo (PT) apresentou na terça-feira (07), durante sessão ordinária na Assembleia Legislativa do Pará (ALEPA) a moção n°279/2023 que solicita ao Governo do Estado a regularização do pagamento das instituições credenciadas ao Instituto de Assistência dos Servidores do Estado do Pará (Iasep) , que suspenderam e ou restringiram os atendimentos aos servidores estaduais por suposta falta de pagamento.
A moção foi encaminhada por meio do Iasep para que as devidas providências sejam tomadas. O deputado Bordalo recebeu em seu gabinete denúncia de servidores públicos estaduais, de que diversas clínicas e hospitais, credenciados do Iasep, suspenderam seus atendimentos e/ou estão diminuindo a oferta de consultas e exames para convênio, em virtude da falta de pagamento por parte do instituto.
Foi solicitado do parlamentar que ele possa demandar todos os esforços junto ao Poder Público para que ocorra a regularização o mais rápido possível considerando que há dezenas de trabalhadores, que dado seu estado de saúde, precisam de atendimento médico, cirurgias entre outros, em caráter de urgência. Bordalo registra na moção que a falta ou a restrição nos atendimentos implica no agravamento do quadro de saúde de muitos servidores.
Bordalo aponta necessidade de atenção aos servidores
Bordalo destaca na moção que além de clínicas e hospitais, os servidores denunciaram que até mesmo a empresa responsável pela auditoria médica do IASEP não está recebendo. Em contrapartida, mensalmente, valores são descontados dos contracheques dos servidores para custear o Plano de saúde, contudo muitos destes, ultimamente, vem tendo que pagar para receber atendimento médico na rede privada de saúde do Estado.
O Instituto de Assistência dos Servidores do Estado do Pará (IASEP) é a autarquia do Governo do Pará incumbida de garantir a assistência à saúde, com efetividade, aos servidores públicos estaduais e seus dependentes, na perspectiva da seguridade social.
A moção foi encaminhada ao conhecimento da Secretaria Estadual de Saúde, da Casa Civil, da Secretaria de Estado, Administração e Planejamento (SEPLAD).