ESTRADA

Bordalo solicita a recuperação de ramais na região do Lago Grande em Santarém

A comunidade local reclama que a intrafegabilidade da estrada está afetando crianças de irem até a escola

O deputado Bordalo (PT) apresentou, na última terça-feira (29), durante sessão ordinária na Assembleia Legislativa do Pará (ALEPA) uma moção que solicita à Prefeitura Municipal de Santarém, em caráter de urgência, a recuperação dos ramais na região do Lago Grande no município.

A proposição foi encaminhada por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito – SMT e a Secretaria Municipal de Urbanismo e Serviços Públicos – SEMURB para que sejam tomadas providências imediatas com a finalidade de garantir a trafegabilidade do transporte escolar.

O deputado Bordalo registra na moção que esta situação chegou até o seu conhecimento no gabinete por meio de um apelo dos moradores da região que pediram ao parlamentar para demandar todos os esforços junto a Prefeitura Municipal de Santarém, para garantir a recuperação dos ramais que estão intrafegáveis, dificultando a vida dos moradores e, sobretudo, das crianças que precisam caminhar cerca de 8km até as escolas, pois segundo relatos da comunidade pela estrada não é possível o acesso do ônibus escolar. 

Condições como essas contribuem para o aumento da evasão escolar. De acordo com dados da PNAD contínua (Pesquisa por Amostra de Domicílios Contínua) do último período de 2021, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE) e analisados pela ONG Todos Pela Educação, a evasão escolar praticamente triplicou durante a pandemia, atingindo o nível de 171% em relação aos dados anteriores. O período anterior mostra um crescimento de 90 mil crianças, de 6 a 14 anos, fora da escola em 2019, para 244 mil no atual levantamento. 

Bordalo- Estradas de qualidade são fundamentais para o desenvolvimento de um município

O parlamentar registra na moção que a necessidade de recuperação dessas estradas é urgente, sabendo que a aproximação do período chuvoso agrava os problemas já existentes, dificultando a vida da comunidade, as quais já estão isoladas por conta da dificuldade de acesso. Bordalo solicita na moção ao Prefeito de Santarém, para que inclua na agenda de ações prioritárias desse município a recuperação dos referidos ramais, para garantir a retomada do fluxo de pessoas e transportes ao local.

De acordo com a mais recente pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Transporte- CNT, o Pará apresenta pelo menos 70% de suas estradas e rodovias em más condições de trafegabilidade. Em 213 pontos a situação é crítica e em 183 trechos o asfalto está com buracos maiores do que um pneu, além disso a pesquisa reitera que a sinalização nesses locais não é efetiva.

Com uma malha rodoviária ruim, implica na impossibilidade de acesso desde produtores rurais às suas áreas produtivas até ônibus escolares, ambulâncias, carros de concessionária de energia elétrica, etc… pela região.

A moção foi encaminhada ao conhecimento do Gabinete do Governador, Secretaria de Estado de Transporte – SETRANS, Prefeitura Municipal de Santarém e a Câmara Municipal desse município.


Curtiu? Compartilhe com os amigos!

Posts Relacionados

Leave a Comment

Notícias sobre a atuação parlamentar do Deputado Estadual Carlos Bordalo (PT), presidente da Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa do Pará.

Email: dep.bordalo@alepa.gov.pa
Contato comunicação: bordalo13@gmail.com
Whatsapp: (91) 99319 8959

Gabinete: Assembleia Legislativa do Estado do Pará – Rua do Aveiro,130 – Praça Dom Pedro II, Cidade Velha – 66020-070 3° andar
Fone: 55 91 3182 8419 (ramal: 4368)

Copyright © 2019 Deputado Bordalo. Todos os Direitos Reservados.