Bordalo propõe a criação do Disque Emprego

A ferramenta tem por objetivo informar o trabalhador que procura por emprego, assim como facilitar sua inserção no mercado de trabalho
Foto: Reinaldo Canato

Já pensou em receber informações sobre uma oportunidade de emprego pelo Whatsapp? É o que propõe o deputado Bordalo por meio do Projeto de Lei que cria o Disque Emprego junto aos Postos de Atendimento da Casa do Trabalhador. 

O Projeto de Lei (PL) foi apresentado na última terça-feira (18) em sessão ordinária da Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa) e tem como objetivo propiciar informações e orientações ao trabalhador na procura por emprego, assim como facilitar sua inserção no mercado de trabalho.

A matéria propõe que o Poder Executivo por meio de seus órgãos competentes, deverá disponibilizar à população números telefônicos exclusivos para tal fim. O serviço telefônico deverá ser realizado por meio de envio de mensagens, áudios ou ligação por Whatsapp em conformidade com as diretrizes gerais da Secretaria de Estado de Trabalho, Emprego e Renda (Seaster).

Segundo levantamento da agência de classificação de risco Austin Rating, a partir das novas projeções do Fundo Monetário Internacional (FMI) para a economia global, o Brasil deverá registrar em 2021 a 14ª maior taxa de desemprego do mundo, após ter ficado em 2020 na 22ª colocação em ranking mundial dos países com os piores patamares de desocupação. 

Na contramão, o Pará encerrou 2020 como o estado que mais gerou empregos formais entre os estados da região Norte e o  quarto lugar no ranking de gerador de empregos em todo o país, segundo o Estudo do Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese). Em fevereiro de 2021 o Estado gerou mais de 3 mil postos formais de trabalho no setor de serviços e encerrou com saldo positivo, de acordo com o estudo realizado pelo Dieese-PA e Seaster. 

Mesmo com avanços significativos no Estado, o Brasil apresenta outro cenário, o que é preocupante. O agravamento da pandemia da Covid-19 e o aumento das preocupações relativas à saúde das contas públicas e do Orçamento 2021, são fatores que explicam a projeção da crise do desemprego no país para este ano. Além do ritmo vagaroso da vacinação contra a Covid no Brasil, o crescimento previsto para o PIB brasileiro neste ano é menor do que o estimado para economias emergentes (6,7%).

Nesse sentido, o uso da tecnologia como aliada para garantir agilidade para quem busca uma oportunidade de trabalho é um recurso crucial para Governos e trabalhadores, que em muitas situações não possuem recursos suficientes para sequer realizar o deslocamento em busca de emprego.


Curtiu? Compartilhe com os amigos!

Posts Relacionados

Notícias sobre a atuação parlamentar do Deputado Estadual Carlos Bordalo (PT), presidente da Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa do Pará.

Email: dep.bordalo@alepa.gov.pa
Contato comunicação: bordalo13@gmail.com
Whatsapp: (91) 99319 8959

Gabinete: Assembleia Legislativa do Estado do Pará – Rua do Aveiro,130 – Praça Dom Pedro II, Cidade Velha – 66020-070 3° andar
Fone: 55 91 3182 8419 (ramal: 4368)

Copyright © 2019 Deputado Bordalo. Todos os Direitos Reservados.

Skip to content