O deputado estadual Carlos Bordalo, presidente da Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa do Pará, participou nesta sexta-feira (27), da abertura do Encontro Regional da Comissão Justiça e Paz, promovido pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) Norte 2, reunindo representantes da Comissão Justiça e Paz de todo o […]

Bordalo participa do Encontro Regional da Comissão Justiça e Paz, da CNBB

Sem categoria



O deputado estadual Carlos Bordalo, presidente da Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa do Pará, participou nesta sexta-feira (27), da abertura do Encontro Regional da Comissão Justiça e Paz, promovido pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) Norte 2, reunindo representantes da Comissão Justiça e Paz de todo o Estado. O evento segue até dia 29, na sede da CNBB Norte 2, na travessa Barão do Triunfo. O objetivo é fortalecer as comissões nas dioceses e prelazias, além de estimular a integração entre as unidades do Pará e do Amapá. A programação inclui temas importantes, dando voz aos defensores de Direitos Humanos na Amazônia e tem a presença de Dom José Luiz Azcona, bispo emérito da Prelazia do Marajó. 


Durante a abertura, foram relatados diversos casos de violação aos Direitos Humanos na região, sobretudo casos de abuso sexual de crianças e adolescentes. Os relatos foram marcados pela crítica à omissão do Estado diante dos altos índices de violência contra mulheres, crianças e homossexuais na região. O tráfico de drogas e a corrupção policial, além das ameaças aos direitos das comunidades tradicionais por grandes projetos, como a Ferrovia Paraense, também foram problemas destacados. A falta de estrutura para atender as denúncias faz parte da realidade da região. Não existem defensores públicos em boa parte dos municípios e as delegacias e efetivos policiais enfrentam a precariedade. 

Para o deputado Carlos Bordalo, existe um divórcio da pauta social dos municípios com a agenda política das regiões. “Se não incluirmos a qualificação e a mudança no perfil das representações políticas, vamos ficar décadas falando as mesmas coisas. Qual o perfil desses políticos? Que pauta eles colocam?”, questionou o parlamentar. 

No próximo mês de novembro, a Comissão de Direitos Humanos da Alepa fará 
diligências à Região Tapajós, onde estão ocorrendo vários conflitos socioambientais. Além de ouvir as demandas da comunidade, o objetivo é instalar um grupo parlamentar de acompanhamento da região. Carlos Bordalo se colocou à disposição da CNBB para os encaminhamentos resultantes do Encontro Regional da Comissão Justiça e Paz. 

PROGRAMAÇÃO

Amanhã, às 08h30, a procuradora da República Nayana Fadul da Silva explanará sobre Eleições 2018 e Combate à Corrupção Eleitoral, com mediação da jornalista Aline Brelaz. Às11h, o tema Violências e Resistências no Estado do Pará será exposto pelo professor André Farias (UFPA/NUMA), com mediação do professor Genylton Rocha. Depois do almoço, às14h30, o padre José Boeing falará sobre Mediação de Conflitos, com mediação do presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB-PA, José Neto. Às 16h45, a coordenadora da CJP, Irmã Marie Henriqueta Ferreira Cavalcante, apresentará estudo sobre a Comissão de Justiça e Paz.

No domingo, às 08h30, Irmã Henriqueta também vai falar acerca da organização da Comissão Justiça e Paz na Regional Norte 2. O encontro será encerrado às 11h com celebração eucarística e almoço. A CNBB Norte II fica na travessa Barão do Triunfo, nº3151, entre Av. Romulo Maiorana (antiga 25 de Setembro) e Av. Almirante Barroso, no bairro do Marco.


Curtiu? Compartilhe com os amigos!

Posts Relacionados

Deixe uma resposta

Notícias sobre a atuação parlamentar do Deputado Estadual Carlos Bordalo (PT), presidente da Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa do Pará.

Email: dep.bordalo@alepa.gov.pa
Contato comunicação: bordalo13@gmail.com
Whatsapp: (91) 99319 8959

Gabinete: Assembleia Legislativa do Estado do Pará – Rua do Aveiro,130 – Praça Dom Pedro II, Cidade Velha – 66020-070 3° andar
Fone: 55 91 3182 8419 (ramal: 4368)

Copyright © 2019 Deputado Bordalo. Todos os Direitos Reservados.

Você se inscreveu com sucesso na newsletter

Ocorreu um erro ao tentar enviar sua solicitação. Por favor, tente novamente.

Blog do Bordalo will use the information you provide on this form to be in touch with you and to provide updates and marketing.