fbpx
SAÚDE MENTAL

Bordalo faz apelo a Jair Bolsonaro contra o desmonte da Política Nacional de Saúde Mental

Governo Federal e Ministério da Saúde pretendem revogar portarias editadas entre os anos de 1991 e 2014
Foto/Divulgação:Assembleia Legislativa do Espírito Santo

O Deputado Bordalo (PT-PA) apresentou requerimento apelando ao Presidente da República e ao Ministro da Saúde que revejam a decisão de revogar cerca de cem portarias sobre saúde mental. O documento foi protocolado à mesa diretora da Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa), nesta quarta-feira (09), durante sessão ordinária.

O parlamentar ressalta no documento a humanização que a Política Nacional de Saúde Mental desenvolveu ao longo dos anos, lembrando que foi construída pelo Ministério da Saúde e é resultado de um processo histórico de luta antimanicomial, iniciada nos anos 80.

Leia Mais: Concretização de direitos são os sonhos para o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

Em pronunciamento Bordalo critica o retrocesso que estas medidas implementam na Psiquiatria “A volta dos tão tristemente famosos hospitais psiquiátricos, é uma ameaça a décadas de conquista do tratamento humanizado dos transtornos mentais no Brasil”.

A revogação atinge o programa anual de reestruturação da assistência psiquiátrica hospitalar no SUS, as equipes de Consultório na Rua, o Serviço Residencial Terapêutico e a Comissão de Acompanhamento do Programa De Volta para Casa.

Além destes, no rol de serviços que poderão ser extintos, estão a Rede de Atenção Psicossocial (RAPs) que trabalha para pessoas com sofrimento ou transtorno mental e com necessidades decorrentes do uso de crack, álcool e outras drogas, além da extinção do CAPS.

Decisões que caracterizam o desmonte da Política Nacional de Saúde Mental no país, provocando uma grave ferida aos direitos humanos, além de desconsiderarem o Brasil como um pioneiro na implementação de políticas humanizadas para saúde mental por mais de três décadas.

 


Curtiu? Compartilhe com os amigos!

Posts Relacionados

Notícias sobre a atuação parlamentar do Deputado Estadual Carlos Bordalo (PT), presidente da Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa do Pará.

Email: dep.bordalo@alepa.gov.pa
Contato comunicação: bordalo13@gmail.com
Whatsapp: (91) 99319 8959

Gabinete: Assembleia Legislativa do Estado do Pará – Rua do Aveiro,130 – Praça Dom Pedro II, Cidade Velha – 66020-070 3° andar
Fone: 55 91 3182 8419 (ramal: 4368)

Copyright © 2019 Deputado Bordalo. Todos os Direitos Reservados.

Você se inscreveu com sucesso na newsletter

Ocorreu um erro ao tentar enviar sua solicitação. Por favor, tente novamente.

Blog do Bordalo will use the information you provide on this form to be in touch with you and to provide updates and marketing.