Bordalo exige melhorias para comunidades em Cametá

Sem categoria

Reunião com a Associação Remanescente de Quilombo São Benedito, 
na Vila de São Benedito de Moiraba 

Neste final de semana, o deputado estadual Carlos Bordalo (PT), presidente da Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa do Pará (Alepa), visitou a Vila de São Benedito de Moiraba e a Vila do Carmo, ambas no município de Cametá, região nordeste paraense.  

Em São Benedito de Moiraba, que existe há mais de 120 anos, a comunidade remanescente de quilombo está ansiosa pelo reconhecimento  junto ao Iterpa. “Esse reconhecimento é fundamental para resgatar o direito desta população tradicional, especialmente no que diz respeito à infraestrutura de água, que hoje é de péssima qualidade e está ocasionando diversas doenças na população”, observou o deputado. No inverno, as águas das chuvas se infiltram e contaminam o  poço que serve à comunidade. 

Além do reconhecimento da comunidade quilombola, há também a necessidade de garantir o SOME no distrito. “As aulas para o primeiro ano foram suspensas e esperamos que sejam rapidamente retomadas, para não comprometer o desempenho dos alunos e interromper suas trajetórias estudantis, que já são precárias, tendo em vista a dificuldade de disputa em igualdade de condições com quem estuda no ensino regular”, explica o parlamentar, que protocolou moção nesta terça-feira (27) solicitando providências à Seduc. 

“Sou solidário à luta dos quilombolas e dirijo a palavra aos prefeitos que compõem o Conselho dos Municípios da Barragem de Tucuruí, para que assinem a recomendação de instalação da escola técnica compromissada pela Eletronorte, para que rapidamente possam iniciar as obras e oferecer mais um serviço que permita a emancipação das pessoas do município, especialmente para quem vive em Moiraba, Vila do Carmo, Areião, Bituba, Carapajó e Porto Grande”, diz o deputado. 

Na Vila do Carmo, a principal reivindicação da comunidade é a revitalização da Escola Maria Sylvia Nunes, abandonada pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e que precisa imediatamente de vistoria e reforma, para a implementação do Ensino Médio Regular. A ação é prevista no Plano Estadual de Educação, que determina o ensino regular nas sedes dos distritos dos municípios paraenses, sem prejuízo do Sistema de Organização Modular do Ensino (SOME). O parlamentar também protocolou moção solicitando a reforma. 

Outra ação urgente que deve ser cobrada do Governo do Estado é o reparo das estradas de acesso à Vila do Carmo (9 km) e Vila de Areião (3 km), que passaram por uma recuperação malfeita que só piorou a situação. A Secretaria Executiva de Transportes (Setran) precisa denunciar o contrato que firmou com a empresa Sistema Engenharia, considerando que as obras foram feitas com material inadequado e agora as estradas estão cobertas de lama, ao invés de piçarra, prejudicando principalmente a população doente, que precisa se tratar fora de Vila do Carmo.

Em 2017, o deputado Bordalo entregou a Cametá uma ambulância e uma ambulancha (a única em funcionamento no município), que dá suporte a todas vilas, desde Juaba, na margem esquerda do Tocantins, até as vilas de Areião, Vila do Carmo, Moiraba, Biriba e Porto Grande. Em breve, a prefeitura vai começar as obras do hospital do Carapajó, que terá 29 leitos para atender a todas as vilas da margem direita do Tocantins, em Cametá. Benefícios conquistados graças aos mandatos de Bordalo e do deputado federal Beto Faro (PT). 

Antes do hospital, os dois deputados entregarão uma nova ambulância para Vila do Carmo. “Também esperamos que o Governo Federal rapidamente libere o recurso para o início da terraplenagem da transbeiradão que vai interligar Vila do Carmo a Vila do Porto Grande São Carapajó, num percurso de 14km,  integrando toda a beira do Tocantins”, explica o parlamentar. 


Almoço na casa do casal Juarez e Adriana Capela, em Vila do Carmo 

Curtiu? Compartilhe com os amigos!

Posts Relacionados

Deixe uma resposta

Notícias sobre a atuação parlamentar do Deputado Estadual Carlos Bordalo (PT), presidente da Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa do Pará.

Email: dep.bordalo@alepa.gov.pa
Contato comunicação: bordalo13@gmail.com
Whatsapp: (91) 99319 8959

Gabinete: Assembleia Legislativa do Estado do Pará – Rua do Aveiro,130 – Praça Dom Pedro II, Cidade Velha – 66020-070 3° andar
Fone: 55 91 3182 8419 (ramal: 4368)

Copyright © 2019 Deputado Bordalo. Todos os Direitos Reservados.

Você se inscreveu com sucesso na newsletter

Ocorreu um erro ao tentar enviar sua solicitação. Por favor, tente novamente.

Blog do Bordalo will use the information you provide on this form to be in touch with you and to provide updates and marketing.