Bordalo exige ampliação da distribuição de água potável pela Hydro

Sem categoria


O deputado estadual Carlos Bordalo (PT), presidente da Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa do Pará (Alepa), enviou moção ao Governo do Estado solicitando que a mineradora Hydro seja obrigada a distribuir, de forma regular, água potável, de qualidade comprovada, a todas as comunidades atingidas, direta ou indiretamente, pela contaminação resultante da ação da mineradora no município. 

O documento foi encaminhado após reunião com lideranças comunitárias de Barcarena, na última segunda-feira (16), quando foram denunciados diversos problemas na distribuição de água. Segundo os moradores, apenas três comunidades estariam sendo atendidas: Burajuba, Vila Nova e Bom Futuro. E mesmo nessas comunidades, o atendimento não tem sido satisfatório (leia a matéria aqui). 

O parlamentar também reforçou o pedido utilizando o resultado de análises preliminares, realizadas pela Secretaria de Estado de Saúde (Sespa), dando conta que a água, em poços monitorados de Barcarena, está imprópria para consumo humano, em pelo menos dez comunidades: Burajuba, Murucupi, Itupanema, Bom Futuro, Vila Nova, Jardim Paraiso, Caripi, Renascer com Cristo, Praia do Conde e Vila dos Cabanos.

Os resultados parciais, obtidos a partir de amostras coletadas em Barcarena, ratificam os laudos apresentados pelo Instituto Evandro Chagas (IEC). O órgão estadual apresentará, em alguns dias, um relatório às instituições que acompanham o caso, além de determinar a realização de novos estudos, mais aprofundados e conclusivos, para diagnosticar com precisão todas as causas e a extensão da contaminação. 

De acordo com as análises, foram encontradas contaminações microbiológicas (Escherichia coli e Enterococcus), normalmente associadas à contaminação de esgoto; e toxicológicas, que com estudos mais aprofundados podem ser apontadas informações mais conclusivas sobre as possíveis causas. Foram identificados alguns padrões anormais de alumínio nas comunidades de Itupanema, Vila Nova e Jardim Cabano. 

A Sespa recomendou que a Hydro, responsável pela distribuição de água para o consumo nas áreas afetadas, intensifique a ação junto às comunidades de Barcarena e deve notificar a empresa durante a semana. A Sespa fez ainda novas coletas em poços residenciais em algumas comunidades e alertou para que a população não consumisse água destes pontos. Os resultados preliminares demonstram que de fato a água está imprópria para consumo humano. 

Curtiu? Compartilhe com os amigos!

Posts Relacionados

Deixe uma resposta

Notícias sobre a atuação parlamentar do Deputado Estadual Carlos Bordalo (PT), presidente da Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa do Pará.

Email: dep.bordalo@alepa.gov.pa
Contato comunicação: bordalo13@gmail.com
Whatsapp: (91) 99319 8959

Gabinete: Assembleia Legislativa do Estado do Pará – Rua do Aveiro,130 – Praça Dom Pedro II, Cidade Velha – 66020-070 3° andar
Fone: 55 91 3182 8419 (ramal: 4368)

Copyright © 2019 Deputado Bordalo. Todos os Direitos Reservados.

Você se inscreveu com sucesso na newsletter

Ocorreu um erro ao tentar enviar sua solicitação. Por favor, tente novamente.

Blog do Bordalo will use the information you provide on this form to be in touch with you and to provide updates and marketing.