Bordalo apoia Movimento dos Atingidos por Barragens

Sem categoria


Lideranças do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) estiveram na manhã desta sexta-feira (11), na Assembleia Legislativa do Pará (Alepa), para divulgar o 8º Encontro Nacional do MAB, que acontecerá de 1 a 5 de outubro, no Rio de Janeiro, com o tema “Água e energia com soberania, distribuição da riqueza e controle popular”.

O encontro faz parte do calendário anual do MAB e será conduzido de acordo com o método do movimento: discutir, decidir, reunir, planejar e celebrar. “O intuito é avaliar, decidir e afirmar  as linhas de ação para os próximos anos. Também é um momento de reflexão sobre a vida, o futuro da luta e da organização dos atingidos. No encontro, também serão discutidas diversas alternativas e soluções para os problemas dos atingidos por barragens, além de fortalecer a soberania, o controle popular e a garantia de direitos”, explica Yuri Paulino, da coordenação nacional do MAB.

O MAB é um movimento nacional de caráter popular composto por famílias atingidas direta ou indiretamente por barragens. Um dos objetivos do movimento é organizar as pessoas na luta pelos seus direitos, entendendo a água e a energia como bens essenciais ao ser humano e que, por isso, devem ser bens públicos.

O MAB surgiu na década de 1970, período em que o Estado Brasileiro investiu intensivamente no setor de geração de energia elétrica, com a construção de usinas hidrelétricas. Foi a construção de barragens que mobilizou milhares de famílias expulsas das suas casas a reagirem na busca de direitos, em especial por uma política de indenização apropriada. Hoje, o Movimento dos Atingidos por Barragens tem representação em 16 Estados do Brasil, promove encontros regionais e nacionais que contam com a participação de milhares de pessoas. 

A partir da reunião, o deputado Carlos Bordalo, presidente da Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor da Alepa, deve apoiar ações específicas do MAB na região Amazônica, como o debate sobre o licenciamento da usina de Tucuruí e os impactos desses empreendimentos entre as comunidades atingidas. 

Para saber mais, acesse: http://www.mabnacional.org.br


Curtiu? Compartilhe com os amigos!

Posts Relacionados

Deixe uma resposta

Notícias sobre a atuação parlamentar do Deputado Estadual Carlos Bordalo (PT), presidente da Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa do Pará.

Email: dep.bordalo@alepa.gov.pa
Contato comunicação: bordalo13@gmail.com
Whatsapp: (91) 99319 8959

Gabinete: Assembleia Legislativa do Estado do Pará – Rua do Aveiro,130 – Praça Dom Pedro II, Cidade Velha – 66020-070 3° andar
Fone: 55 91 3182 8419 (ramal: 4368)

Copyright © 2019 Deputado Bordalo. Todos os Direitos Reservados.

Você se inscreveu com sucesso na newsletter

Ocorreu um erro ao tentar enviar sua solicitação. Por favor, tente novamente.

Blog do Bordalo will use the information you provide on this form to be in touch with you and to provide updates and marketing.