Conforme anunciei neste blog, ontem foi realizada a Diligência Pública nas áreas do canal da Antônio Baena, Canal
da 3 de maio, Canal da Visconde de Inhaúma e Canal do Galo, culminando
posteriormente com Audiência Pública no Centro Comunitário Unidos
Venceremos.
A Comissão Temporária Externa da Assembleia Legislativa do Pará, comissão por mim presidida e tendo como relator o deputado Edmilson Rodrigues (PSOL), investiga denúncias de alagamentos nas áreas da Bacia do UNA, referentes ao Projeto de Macrodrenagem. A audiência contou com a presença de autoridades legislativas e mais de 150 moradores e lideranças locais.
,
Dentre as lideranças, destaco Dona Noca, Presidenta do Centro Comunitário Unidos Venceremos, que gentilmente cedeu o espaço para a realização da Audiência; Dona Rosilda, componente da Diretoria do Centro; Dona Rozires, do Movimento de Macro-Drenagem da Bacia do UNA; Alexandre, membro da comissão de fiscalização da obra de macro-drenagem da bacia do UNAe os vereadores Alfredo Costa e Otávio Pinheiro, representando a Câmara Municipal de Belém.
Durante a caminhada da diligência, pudemos observar o estado dos canais, que foram fotografados. Também foram colhidos depoimentos da comunidade acerca dos problemas de manutenção nas obras da macrodrenagem da Bacia do Una. É necessária tomada de urgentes providências, por parte do governo, pois a falta de manutenção provoca o alagamento e transtorno e danos à saúde e vida dos moradores, além de comprometer o sistema de drenagem e jogar no ralo do descompromisso milhões de dólares em investimento.
Em meu twitter fui adiantando o que vi e ouvi diretamente da comunidade, durante a audiência: