Audiência Pública debate privatização da Eletrobras e Eletronorte

Sem categoria

A Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa do Pará realiza nesta quinta-feira (14), às 9h, no Auditório João Batista, da Alepa, uma Audiência Pública para debater a privatização da Eletrobras e da Eletronorte. O evento atende requerimento do deputado estadual Carlos Bordalo (PT), presidente da CDHeDC, e será aberto ao público. 

Na última semana, o parlamentar enviou moção ao Ministério de Minas e Energia (MNE), Senado e Câmara dos Deputados para que ocorra uma nova prorrogação do prazo da consulta pública número 33, que auxilia o MNE na redefinição do marco regulatório do setor elétrico brasileiro. O novo marco é uma proposta do Governo Federal que acentua o desmonte do setor elétrico brasileiro, com a privatização de usinas hidrelétricas, como Eletrobras e Eletronorte.

O Ministério de Minas e Energia abriu, no dia 05 de julho, uma consulta pública sobre a “Proposta de aprimoramento do marco legal do setor elétrico”, a chamada consulta pública número 33. A consulta visa receber contribuições da sociedade comum para estruturação de medidas legais que “viabilizem o futuro do setor elétrico com sustentabilidade a longo prazo”. A consulta teve seu prazo encerrado no dia 17 de agosto.
O documento que norteará as discussões sobre as medidas propostas reconhece a necessidade de aprimorar o modelo regulatório e comercial vigente no Brasil para então identificar o que se convencionou chamar de “elementos básicos de uma visão de futuro”.

O MME colocou em consulta pública as propostas para modernização dos marcos regulatório e comercial do setor elétrico. Com 57 páginas, o texto é amplo e abrange temas como abertura do mercado livre, separação de lastro e energia, utilização de preço horário (por consequência, fim do MRE) e privatização de concessionárias de geração (usinas).

Para o deputado Carlos Bordalo, é fundamental que haja transparência nesse processo. “É preciso ampliar o diálogo, a comunicação e a informação a todos. Por isso estamos pedindo a prorrogação do prazo com uma maior divulgação da proposta: para que a sociedade tenha oportunidade de discutir”, enfatiza Bordalo.

Curtiu? Compartilhe com os amigos!

Posts Relacionados

Deixe uma resposta

Notícias sobre a atuação parlamentar do Deputado Estadual Carlos Bordalo (PT), presidente da Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa do Pará.

Email: dep.bordalo@alepa.gov.pa
Contato comunicação: bordalo13@gmail.com
Whatsapp: (91) 99319 8959

Gabinete: Assembleia Legislativa do Estado do Pará – Rua do Aveiro,130 – Praça Dom Pedro II, Cidade Velha – 66020-070 3° andar
Fone: 55 91 3182 8419 (ramal: 4368)

Copyright © 2019 Deputado Bordalo. Todos os Direitos Reservados.

Você se inscreveu com sucesso na newsletter

Ocorreu um erro ao tentar enviar sua solicitação. Por favor, tente novamente.

Blog do Bordalo will use the information you provide on this form to be in touch with you and to provide updates and marketing.