fbpx

Apresentei PEC para ampliar o acesso do Pronacampo a jovens da área rural

Hoje pela manhã, na Assembleia Legislativa do Pará (Alepa), ocorreu a  sessão especial sobre Pronacampo, programa de educação no campo, requerimento de autoria do líder da bancada, companheiro deputado Zé Maria.

Presentes à sessão, o presidente da Fetagri, Carlos Augusto Silva, o Guto da Fetagri e toda a direção executiva da valorosa federação cutista. No plenário, uma boa participação de jovens da área rural e prefeitos como o Cleuma, de Primavera e Antônio Nilton, de Nova Esperança do Piriá

Dialogando com o Pronacampo lançado pela nossa presidenta Dilma, do PT, apresentei uma PEC- Proposta de Emenda à Constituição do Pará, acrescentando o parágrafo 6º ao Art.239, a fim de garantir que “jovens de 16 a 24 anos, domiciliados há mais de cinco anos nas comunidades rurais, poderão ser admitidos, por tempo determinado, através de processo seltivo público simplificado e após treinamento e capacitação, para a execução das ações e serviços de assistência técnica e extensão rural”.

No meu entendimento, a qualificação do jovem rural representa avançada estratégia de desenvolvimentoPara que a PEC seja aprovada, é preciso o apoio dos deputados e deputadas da Alepa e intensa mobilização da juventude e movimentos sociais.

O Pronacampo é o Programa Nacional de Educação no campo e terá investimentos de R$1,8 bilhão por ano para assegurar aos estudantes das áreas rurais material didático relacionado à realidade do campo. O programa resgata uma dívida histórica do país para com o área rural, em relação à 
educação no campo. 
  • É meta do Pronacampo implantar laboratórios de informática em 20 mil escolas com internet em 10 mil escolas. Pra se ter idéia da importância desse dado, hoje mais de 90% das escolas no campo não têm internet, ou seja, o estudante da área rural está ilhado, isolado.
  • No Brasil há 54 mil escolas multisseriadas no campo. Nos últimos cinco anos foram fechadas 13.691 escolas no campo, principalmente na educação fundamental.
  • Outro ponto importante é a elevação da escolaridade dos professores que lecionam na área rural. O Brasil tem 342 mil professores e apenas 182 mil têm curso superior.
  • Meus parabéns a essa grande iniciativa da presidenta Dilma e vamos articular e mobilizar muito até aprovar a PEC que apresentei.
Saiba mais sobre Pronacampo clicando aqui.

 

Mobilização garante a presença de estudantes da área rural.

Guto da Fetagri presente à sessão especial requerida pelo companheiro líder da bancada, Zé Maria. Fotos: Mauro Ribeiro.

Veja Mais

Rolar para cima