Amanhã equipe de ministros do Governo Dilma faz atendimento a prefeitos do Pará e mostra caminhos de acesso aos recursos federais. E hoje à noite, PT no rádio e tv!

Hoje à noite, às 20h30, o programa nacional do PT, em rádio e televisão. Vamos assistir, Comentarei pelo twitter.

:::

E  amanhã, chega a Belém a equipe do Gov. Dilma(PT) com Ministros e Funcionários de alto escalão para atendimento direto aos municípios. Pela manhã, palestras das ministras e ministro no Hangar e à tarde, salas de atendimento aos prefeitos e prefeitas, oportunidade imperdível para conhecer os caminhos de  acesso aos recursos federais.



O Pará é o oitavo Estado visitado pela equipe do Governo Dilma/PT e dos 8,  2 são governados pela oposição: Rio Grande do Norte(DEM) e Pará(PSDB). Uma caravana republicana, como bem destacou meu companheiro deputado federal Beto Faro em seu blog:

Beto Faro: Um ato republicano pelo Pará



No próximo dia 10 Belém sediará o Encontro Estadual com Novos Prefeitos e Prefeitas. O evento, fruto da parceria entre a Federação das Associações dos Municípios do Estado do Pará (FAMEP), Governo do Pará e Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, constituirá grande oportunidade para uma ampla discussão e definições sobre as políticas públicas para o desenvolvimento sustentável do nosso estado.

Como coordenador da bancada do Pará na Câmara dos Deputados me empenhei intensamente para a viabilização desse Encontro, pois aposto na sinergia de esforços entre as três esferas da federação como o caminho mais eficaz e imediato para a solução dos gigantescos problemas socioeconômicos acumulados pelo estado ao longo de séculos. 

Todos os membros da bancada do Pará, compreendendo o caráter superior, suprapartidário do evento, contribuíram ativamente para a concretização do mesmo o que reafirma o ambiente de cooperação que vigora nesse colegiado. A propósito, graças a esse ambiente de cooperação tem sido possível a destinação de recursos federais cada vez mais volumosos para o financiamento de projetos dos Municípios essenciais para as suas populações.

Gostaria de assinalar que essa experiência inusitada reunindo altos escalões dos governos federal e estadual com a quase totalidade dos gestores municipais para debater conjuntamente os temas de interesse superior do estado foi facilitada pelo total apoio e entusiasmo do governo federal.

Representado pela Ministra-Chefe da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, o governo da Presidenta Dilma incentivou o Encontro por ter claro que os massivos investimentos realizados no nosso estado desde o primeiro governo Lula serão ainda mais potencializados com a somatória dos esforços do governo do estado e dos Municípios.

 O governo federal aposta que políticas adequadas para a exploração inteligente das vastas e diversificadas riquezas naturais do território paraense junto com a valorização da capacidade de trabalho e diversidade étnica e cultural da nossa população serão a via expressa não apenas para superar o atraso e as desigualdades ainda significativas no Pará, mas para a realavancagem do desenvolvimento do Brasil. Daí o imperativo de uma postura republicana que se imponha sobre disputas políticas menores para viabilizar projeto com tal grandiosidade de objetivos.

           A medida da importância atribuída pelo governo federal ao Encontro poder ser dada pela ida a Belém de vários Ministros como os da Saúde, Planejamento, Desenvolvimento Social, além da Ministra Ideli Salvatti. Os Ministérios sem a participação dos respectivos titulares serão representados pelos seus Secretários, de sorte que praticamente não haverá área temática da administração federal sem representação no Encontro.

          Também destacamos o protagonismo dos Municípios na dinâmica do evento, o que tem tudo para se transformar no marco de uma nova forma de pensar e planejar o desenvolvimento estadual a partir de um processo efetivo de ausculta às lideranças das bases da federação no estado.


           Um dos momentos chave do Encontro envolverá a avaliação e medidas de fortalecimento das políticas federais no estado. A Ministra do Desenvolvimento Social abordará os programas sociais, em especial, aqueles vinculados às transferência de renda. O debate dos graves problemas da gestão da saúde serão conduzidos pelo Ministro da Saúde, e os vultosos investimentos federais realizados, em execução, e os projetados, no estado, via o Programa de Aceleração do Crescimento, serão objeto da intervenção da Ministra do Planejamento.


          O período da tarde estará reservado para a realização de salas de atendimento, quando os Prefeitos poderão dialogar diretamente com os representantes do governo federal, com a assistência do governo do estado, para a discussão e definição de projetos, liberação de recursos, e resolução de pendências que dificultam o acesso dos Municípios principalmente aos recursos relativos às ações discricionárias do governo federal.


            Em suma, acredito que o Encontro Estadual com Novos Prefeitos e Prefeitas poderá inaugurar um novo jeito de debater as políticas de interesse do estado. Que evolua para um contexto onde os Municípios passem a ser ouvidos de fato, a classe política em geral coloque os interesses maiores do estado acima de divergências partidárias, e a sociedade civil, nos espaços já criados pelo governo federal, critique e interfira positivamente na definição das grandes estratégias para o desenvolvimento do Pará.

Curtiu? Compartilhe com os amigos!

Posts Relacionados

Deixe uma resposta

Notícias sobre a atuação parlamentar do Deputado Estadual Carlos Bordalo (PT), presidente da Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa do Pará.

Email: dep.bordalo@alepa.gov.pa
Contato comunicação: bordalo13@gmail.com
Whatsapp: (91) 99319 8959

Gabinete: Assembleia Legislativa do Estado do Pará – Rua do Aveiro,130 – Praça Dom Pedro II, Cidade Velha – 66020-070 3° andar
Fone: 55 91 3182 8419 (ramal: 4368)

Copyright © 2019 Deputado Bordalo. Todos os Direitos Reservados.