Os deputados da CPI que investiga crimes ambientais em Barcarena, a partir do evento danoso nas dependências da empresa Hydro Alunorte, ocorrido entre os dias 16 e 17 de fevereiro, ouvem em depoimento, nesta sexta (24), a partir das 9hs, os diretores da Hydro Alunorte Sérgio Ferreira, diretor de Operações, e Domingos Campos, diretores de […]

CPI Barcarena ouve diretores da Hydro


Os deputados da CPI que investiga crimes ambientais em Barcarena, a partir do evento danoso nas dependências da empresa Hydro Alunorte, ocorrido entre os dias 16 e 17 de fevereiro, ouvem em depoimento, nesta sexta (24), a partir das 9hs, os diretores da Hydro Alunorte Sérgio Ferreira, diretor de Operações, e Domingos Campos, diretores de Saúde, Segurança e Meio Ambiente.

Estes depoimentos ocorrerão no auditório João Batista e serão transmitidos ao vivo pela TV e Rádio Alepa. Esta será a 22ª sessão de oitiva. Os deputados já ouviram mais de 50 pessoas, entre diretores da empresa norueguesa no Pará, gestores do Estado e do município de Barcarena, incluindo o prefeito, pesquisadores institucionais e contratados pela empresa, moradores atingidos por contaminação, advogados e médicos, entre outros.

A oitiva será realizada três dias depois da afirmação da promotora Eliane Moreira, da vara agrária do Ministério Público Estadual, de que não teve chuva “deca milenar” (muito intensa), como alegado pelos diretores da empresa à CPI, ao governo do Estado e aos meios de comunicação. A promotora fez a afirmativa baseada em documento expedido pela Companhia de Pesquisa e Recursos Minerais (CPRM), órgão federal competente para medir o índice pluviométrico.

Após estes depoimentos, os deputados esperam ouvir o presidente mundial, Svein Richard Brandtzaeg, que pediu desculpas ao povo paraense e à sociedade brasileira pela falta de zelo no caso, logo após o vazamento de efluentes não tratados para o leito de rio, e o uso do canal velho sem autorização e licenciamento, o que acarretou multa à empresa pelo órgão ambiental do Estado.
Os deputados estão programando mais uma visita a Barcarena, no dia 03 de setembro, para ouvir de lideranças comunitárias contribuições sobre mecanismos de controle e ainda checar informações colhidas após depoimento da promotora agrária.

Posts Relacionados

Deixe uma resposta

Email: dep.bordalo@alepa.gov.pa
Contato comunicação: bordalo13@gmail.com
Zap: 55 91 99319 8959

Gabinete: Palácio Cabanagem – Rua do Aveiro,130 – Praça Dom Pedro II, Cidade Velha – 66020-070 3° andar
Fone: 55 91 3182 8419 (ramal: 4368)

Copyright © 2019 Deputado Bordalo. Todos os Direitos Reservados.

Show Buttons
Hide Buttons