A acareação em torno dos laudos do Instituto Evandro Chagas (IEC), da Universidade Federal do Pará (UFPA) , do Centro de Perícia Renato Chaves e da empresa SGW Services Consultoria Ambiental, sobre os danos socioambientais provocados pelos grandes projetos em Barcarena, convocada pela Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Assembleia Legislativa do Pará, será realizada […]

CPI Barcarena faz acareação entre laudos nesta quinta-feira

No Comments Sem categoria
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×


A acareação em torno dos laudos do Instituto Evandro Chagas (IEC), da Universidade Federal do Pará (UFPA) , do Centro de Perícia Renato Chaves e da empresa SGW Services Consultoria Ambiental, sobre os danos socioambientais provocados pelos grandes projetos em Barcarena, convocada pela Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Assembleia Legislativa do Pará, será realizada nesta quinta-feira (28), a partir de 10h, no Auditório João Batista (2º andar da Alepa). 

Este é um dos momentos mais importantes da CPI, que foi instalada no dia 12 de março, após denúncias de transbordo e vazamento de rejeitos químicos, uso de dutos clandestinos e contaminação de rios e igarapés com substâncias tóxicas nas comunidades de Barcarena, pólo industrial que abriga a maior empresa produtora de alumínio do mundo, a Hydro Alunorte, além de outras grandes empresas. 

A acareação seria realizada no dia 8 de maio. Porém, minutos antes da audiência começar, a empresa SGW Services foi dispensada pela Hydro, inviabilizando a acareação, numa evidente estratégia de obstrução dos trabalhos da CPI. A convocação foi feita diretamente para a empresa, para o dia 20 de junho, mas acabou sendo adiada novamente, em função da retomada da agenda de sessões ordinárias às terças e quartas-feiras. 

Os representantes da SGW Services, por sua vez, haviam comunicado que não poderiam estar na acareação do dia 20, devido viagem ao exterior a trabalho, anexando recibos de passagens e estadias. Na semana passada, o plenário aprovou pedido de prorrogação de prazo da CPI, devido ao grande volume de documentos de órgãos ambientais e das empresas envolvidas para análise. A CPI Barcarena ainda visitará a empresa Imerys Caulim, o Porto de Vila do Conde e Paragominas. Os deputados também estão avaliando uma visita a Oriximiná. 


Você poderá acompanhar a CPI Barcarena, ao vivo, pelas nossas redes sociais e também pela Rádio e TV Alepa, no Portal Alepa (www.alepa.pa.gov.br), pelos canais 14 (ORM Cabo) e 45.2 (UHF/DIGITAL), disponível na Região Metropolitana de Belém. 

Posts Relacionados

Deixe uma resposta

Notícias sobre a atuação parlamentar do Deputado Estadual Carlos Bordalo (PT), presidente da Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor da Assembléia Legislativa do Pará.

Email: dep.bordalo@alepa.gov.pa

Contato comunicação: bordalo13@gmail.com

Whatsapp: (91) 99319 8959

Gabinete: Assembleia Legislativa do Estado do Pará – Rua do Aveiro,130 – Praça Dom Pedro II, Cidade Velha – 66020-070 3° andar
Fone: 55 91 3182 8419 (ramal: 4368)

Copyright © 2019 Deputado Bordalo. Todos os Direitos Reservados.