Reunião com a Associação Remanescente de Quilombo São Benedito,  na Vila de São Benedito de Moiraba  Neste final de semana, o deputado estadual Carlos Bordalo (PT), presidente da Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa do Pará (Alepa), visitou a Vila de São Benedito de Moiraba e a Vila do Carmo, […]

Bordalo exige melhorias para comunidades em Cametá

Reunião com a Associação Remanescente de Quilombo São Benedito, 
na Vila de São Benedito de Moiraba 

Neste final de semana, o deputado estadual Carlos Bordalo (PT), presidente da Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa do Pará (Alepa), visitou a Vila de São Benedito de Moiraba e a Vila do Carmo, ambas no município de Cametá, região nordeste paraense.  

Em São Benedito de Moiraba, que existe há mais de 120 anos, a comunidade remanescente de quilombo está ansiosa pelo reconhecimento  junto ao Iterpa. “Esse reconhecimento é fundamental para resgatar o direito desta população tradicional, especialmente no que diz respeito à infraestrutura de água, que hoje é de péssima qualidade e está ocasionando diversas doenças na população”, observou o deputado. No inverno, as águas das chuvas se infiltram e contaminam o  poço que serve à comunidade. 

Além do reconhecimento da comunidade quilombola, há também a necessidade de garantir o SOME no distrito. “As aulas para o primeiro ano foram suspensas e esperamos que sejam rapidamente retomadas, para não comprometer o desempenho dos alunos e interromper suas trajetórias estudantis, que já são precárias, tendo em vista a dificuldade de disputa em igualdade de condições com quem estuda no ensino regular”, explica o parlamentar, que protocolou moção nesta terça-feira (27) solicitando providências à Seduc. 

“Sou solidário à luta dos quilombolas e dirijo a palavra aos prefeitos que compõem o Conselho dos Municípios da Barragem de Tucuruí, para que assinem a recomendação de instalação da escola técnica compromissada pela Eletronorte, para que rapidamente possam iniciar as obras e oferecer mais um serviço que permita a emancipação das pessoas do município, especialmente para quem vive em Moiraba, Vila do Carmo, Areião, Bituba, Carapajó e Porto Grande”, diz o deputado. 

Na Vila do Carmo, a principal reivindicação da comunidade é a revitalização da Escola Maria Sylvia Nunes, abandonada pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e que precisa imediatamente de vistoria e reforma, para a implementação do Ensino Médio Regular. A ação é prevista no Plano Estadual de Educação, que determina o ensino regular nas sedes dos distritos dos municípios paraenses, sem prejuízo do Sistema de Organização Modular do Ensino (SOME). O parlamentar também protocolou moção solicitando a reforma. 

Outra ação urgente que deve ser cobrada do Governo do Estado é o reparo das estradas de acesso à Vila do Carmo (9 km) e Vila de Areião (3 km), que passaram por uma recuperação malfeita que só piorou a situação. A Secretaria Executiva de Transportes (Setran) precisa denunciar o contrato que firmou com a empresa Sistema Engenharia, considerando que as obras foram feitas com material inadequado e agora as estradas estão cobertas de lama, ao invés de piçarra, prejudicando principalmente a população doente, que precisa se tratar fora de Vila do Carmo.

Em 2017, o deputado Bordalo entregou a Cametá uma ambulância e uma ambulancha (a única em funcionamento no município), que dá suporte a todas vilas, desde Juaba, na margem esquerda do Tocantins, até as vilas de Areião, Vila do Carmo, Moiraba, Biriba e Porto Grande. Em breve, a prefeitura vai começar as obras do hospital do Carapajó, que terá 29 leitos para atender a todas as vilas da margem direita do Tocantins, em Cametá. Benefícios conquistados graças aos mandatos de Bordalo e do deputado federal Beto Faro (PT). 

Antes do hospital, os dois deputados entregarão uma nova ambulância para Vila do Carmo. “Também esperamos que o Governo Federal rapidamente libere o recurso para o início da terraplenagem da transbeiradão que vai interligar Vila do Carmo a Vila do Porto Grande São Carapajó, num percurso de 14km,  integrando toda a beira do Tocantins”, explica o parlamentar. 


Almoço na casa do casal Juarez e Adriana Capela, em Vila do Carmo 

Posts Relacionados

Deixe uma resposta

Email: dep.bordalo@alepa.gov.pa
Contato comunicação: bordalo13@gmail.com
Zap: 55 91 99319 8959

Gabinete: Palácio Cabanagem – Rua do Aveiro,130 – Praça Dom Pedro II, Cidade Velha – 66020-070 3° andar
Fone: 55 91 3182 8419 (ramal: 4368)

Copyright © 2019 Deputado Bordalo. Todos os Direitos Reservados.

Show Buttons
Hide Buttons