Municípios recebem orientação sobre Credcidadão



O deputado estadual Carlos Bordalo (PT), presidente da Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa do Pará (Alepa), organizou uma apresentação do Credcidadão, Programa de Microcrédito do Governo do Estado, destinado a atender micro e pequenos empreendedores, para associações de trabalhadores de Abaetetuba, Tailândia, Marabá, Parauapebas, Nova Esperança do Piriá e Limoeiro do Ajuru, para futuros projetos e empreendimentos. O encontro foi realizado nesta quinta-feira (01), na sede do programa, na Rua dos Mundurucus, bairro da Cremação, com a coordenadora do programa, Tetê Santos.  


O objetivo do Credcidadão é conceder crédito acessível para criação, crescimento e consolidação de empreendimentos formais e informais para pessoas físicas e jurídicas localizadas no Pará, seja para capital fixo, de giro ou misto. São concedidas quatro linhas de crédito: individual, solidário, associativo ou especial. O crédito pode variar entre R$ 2 mil e R$ 5 mil. 

Para o prefeito de Limoeiro do Ajuru, Carlinhos, a iniciativa vai beneficiar pequenos prestadores de serviço e comerciantes, movimentando a economia do município. “Com certeza esse projeto vai fomentar nossa economia e criar uma consciência de empreendedorismo”, disse ele. 

O deputado Bordalo acredita que é preciso fortalecer iniciativas onde já exista a vontade coletiva ou associativa de empreender. “Não se trata de paternalismo, mas sim de buscar saídas e capacitar os cidadãos para que descubram no empreendedorismo formas de organização que gerem trabalho e renda para as comunidades”, ressaltou. 

O Credcidadão oferece crédito assistido, orientado ao ciclo de cada negócio, com capacitação dos empreendedores, acompanhamento periódico e parcerias com organizações sociais. Pessoas físicas e jurídicas podem se candidatar, mas ambas precisam de um avalista. 

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.