O deputado estadual Carlos Bordalo (PT), presidente da Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa do Pará (Alepa), participou, nesta quarta-feira (31), da abertura do “Seminário Regional das Ilhas do Marajó: Organizando a base, fortalecendo a luta da reforma agrária e empoderando jovens, mulheres, agricultores e agricultoras familiares rurais”, realizado no […]

Bordalo participa de Seminário da Fetagri no Marajó

No Comments Sem categoria



O deputado estadual Carlos Bordalo (PT), presidente da Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa do Pará (Alepa), participou, nesta quarta-feira (31), da abertura do “Seminário Regional das Ilhas do Marajó: Organizando a base, fortalecendo a luta da reforma agrária e empoderando jovens, mulheres, agricultores e agricultoras familiares rurais”, realizado no município de Curralinho, região do Marajó, pela  Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Pará (Fetagri). O evento prossegue até amanhã, reunindo cerca de 140 pessoas, entre representantes de outros nove municípios, além de Curralinho: Breves, Bagre, Afuá, Anajás, Portel, São Sebastião da Boa Vista, Cachoeira do Arari, Ponta de Pedras e Melgaço. 


O Arquipélago do Marajó possui três das dez cidades com pior Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do Brasil: Melgaço, Chaves e Bagre. São municípios onde a miséria se agrava em consequência da má gestão pública, com denúncias de improbidade administrativa, obras não concluídas, má qualidade dos serviços e da merenda escolar, entre outros. A concentração de terras é outro problema grave na região. Para Arlete Conceição, coordenadora da Fetagri Marajó, é preciso discutir a organização sindical para reforçar a luta pela reforma agrária, uma vez que grande parte da região é formada por ocupações que nunca foram regularizadas. 

“O grito mais forte deste povo é a questão da terra, porque vivemos da produção do açaí, da extração de madeira, dos recursos naturais e do pescado, então a floresta é o nosso sustento”, diz ela. No ano passado, diversas entidades se uniram à Comissão Pastoral da Terra para barrar o Projeto de Lei 107/2017, de autoria de Hildegardo Nunes (PSDB), que pretende reconhecer a pecuária como atividade tradicional do Marajó, considerando-a prioritária nos investimentos públicos, ao mesmo tempo em que coloca as demais atividades tradicionais, como pesca e extrativismo, como complementares, dependendo de permissão para continuarem sendo praticadas.  

O deputado Carlos Bordalo falou sobre a conjuntura nacional, os desdobramentos da condenação de Lula e a necessidade de um modelo de desenvolvimento que atenda as populações do Marajó. “O combustível é o principal insumo para a vida social no Marajó, uma região que tem suas particularidades geográficas. Por isso, defendemos a redução da alíquota de combustível para a região, e já propusemos um projeto de lei neste sentido, reduzindo de 25% para 17%. Mas isso precisa ser adotado como política pública pelo Governo do Estado”, explicou.  

Bordalo também reforçou a importância dos Direitos Humanos numa região que tornou-se conhecida pelos casos de abuso e exploração sexual de menores. “Direitos Humanos significa direito a terras regularizadas, saúde, alimentação saudável, mas aqui existe uma questão particular, o abuso contra crianças e adolescentes. É preciso que tenhamos uma ação coletiva de enfrentamento a este grave problema. Não é possível continuar assistindo meninas e meninos traficados e trocados por óleo diesel. Essa deve ser uma luta coletiva, não somente do deputado Bordalo ou da irmã Henriqueta, mas de todos nós”.  



Curtiu? Compartilhe com os amigos!

Posts Relacionados

Deixe uma resposta

Notícias sobre a atuação parlamentar do Deputado Estadual Carlos Bordalo (PT), presidente da Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor da Assembléia Legislativa do Pará.

Email: dep.bordalo@alepa.gov.pa
Contato comunicação: bordalo13@gmail.com
Whatsapp: (91) 99319 8959

Gabinete: Assembléia Legislativa do Estado do Pará – Rua do Aveiro,130 – Praça Dom Pedro II, Cidade Velha – 66020-070 3° andar
Fone: 55 91 3182 8419 (ramal: 4368)

Copyright © 2019 Deputado Bordalo. Todos os Direitos Reservados.

Você se inscreveu com sucesso na newsletter

Ocorreu um erro ao tentar enviar sua solicitação. Por favor, tente novamente.

Blog do Bordalo will use the information you provide on this form to be in touch with you and to provide updates and marketing.