A Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh) realizou, nesta segunda-feira (18), uma reunião para a votação das entidades que deverão integrar o Conselho Estadual de Proteção aos Defensores de Direitos Humanos, responsável por implementar e fiscalizar o Programa Estadual de Proteção aos Defensores de Direitos Humanos no Estado do Pará. O programa […]

Conselho Estadual de Proteção aos Defensores de Direitos Humanos seleciona representantes da sociedade civil

No Comments Sem categoria


A Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh) realizou, nesta segunda-feira (18), uma reunião para a votação das entidades que deverão integrar o Conselho Estadual de Proteção aos Defensores de Direitos Humanos, responsável por implementar e fiscalizar o Programa Estadual de Proteção aos Defensores de Direitos Humanos no Estado do Pará. O programa foi criado em 6 de dezembro de 2016, por meio da Lei no 8.444, a partir de indicativo do deputado estadual Carlos Bordalo (PT), presidente da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa do Pará (Alepa). 

Cinco entidades se candidataram e quatro foram escolhidas: Terra de Direitos, Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Pará (Fetagri), Sociedade Paraense de Defesa dos Direitos Humanos (SDDH) e Comissão Pastoral da Terra (CPT). Participaram da votação os membros permanentes do conselho, representantes das seguintes entidades e órgãos estaduais: Sejudh, Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster), Tribunal de Justiça do Estado (TJE), Ministério Público do Estado, Defensoria Pública, Assembleia Legislativa do Pará, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Conselho Regional de Psicologia e Conselho Regional de Assistência Social. Apenas o Instituto de Terras do Pará (Iterpa) não compareceu.    

São atribuições do conselho promover a difusão dos Direitos Humanos e propor diretrizes para a implementação de políticas públicas, definindo estratégias de articulação entre as esferas federal, estadual e municipal, assim como acompanhar e auxiliar no encaminhamento de denúncias sobre violação de direitos e ameaças aos Defensores de Direitos Humanos.

Para o deputado estadual Carlos Bordalo, trata-se de um passo importante para a efetiva implementação do Programa Estadual de Proteção aos Defensores de Direitos Humanos. “Tivemos um ano muito difícil, com o aumento da violência no campo, de uma forma impressionante. Portanto, à medida em que o Estado tem mais um instrumento para essa proteção, é fundamental que a gente saúde essa iniciativa. Lembrando que este programa foi resultado de uma construção coletiva, com a sociedade civil e os ministérios públicos, federal e estadual, que tiveram a primeira iniciativa de me procurar, diante desse vácuo que existia. Espero que possamos juntos, efetivamente, nos colocar como um mecanismo que assegure a legitimidade da ação dos promotores e defensores de Direitos Humanos no Estado”, disse o parlamentar. “Ninguém deve ser penalizado por lutar por Direitos Humanos. É um direito inalienável”.   

Pedro Martins, representante da Terra de Direitos, uma das entidades escolhidas para compor o conselho, ressaltou a importância da participação da sociedade civil por meio das entidades. “As entidades têm um papel importante nesse processo inicial e na execução dessa política pública para conseguir confrontar a demanda dos defensores com a realidade do Estado. O nosso papel é, além de executar a fiscalização, sugerir, estar perto, acompanhar e entender como e quando os conflitos são superados”. (com informações da Sejudh)

Curtiu? Compartilhe com os amigos!

Posts Relacionados

Deixe uma resposta

Notícias sobre a atuação parlamentar do Deputado Estadual Carlos Bordalo (PT), presidente da Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor da Assembléia Legislativa do Pará.

Email: dep.bordalo@alepa.gov.pa
Contato comunicação: bordalo13@gmail.com
Whatsapp: (91) 99319 8959

Gabinete: Assembléia Legislativa do Estado do Pará – Rua do Aveiro,130 – Praça Dom Pedro II, Cidade Velha – 66020-070 3° andar
Fone: 55 91 3182 8419 (ramal: 4368)

Copyright © 2019 Deputado Bordalo. Todos os Direitos Reservados.

Você se inscreveu com sucesso na newsletter

Ocorreu um erro ao tentar enviar sua solicitação. Por favor, tente novamente.

Blog do Bordalo will use the information you provide on this form to be in touch with you and to provide updates and marketing.