Carlos Marighela, um dos nossos maiores ícones do combate à ditadura, revolucionário, democrata e comunista que era, dizia que para conhecer o Brasil era preciso ir às procissões. Pois bem, nada melhor para sentir a vontade popular, no caso do nosso estado, do que conversar com as pessoas do povo durante o Círio de Nazaré. […]

2010 para bom entendedor…


Carlos Marighela, um dos nossos maiores ícones do combate à ditadura, revolucionário, democrata e comunista que era, dizia que para conhecer o Brasil era preciso ir às procissões. Pois bem, nada melhor para sentir a vontade popular, no caso do nosso estado, do que conversar com as pessoas do povo durante o Círio de Nazaré.

Com promesseiros do interior, sendo eles pescadores, agricultores, feirantes, pessoas de classe média religiosas, motoristas, senti, primeiro, que nosso governo se recupera. A avaliação positiva da governadora, pelo que pude estimar, já é o dobro da avaliação positiva do governo. Fiquei ainda mais convicto de que estou certo quando digo que uma boa campanha eleitoral, publicitária, com nomes e números do que fizemos, resolverá todo percentual de rejeição, porque não se trata de conhecer e não gostar, mas de não estar informado. Até porque, chutando, 48% dessa turma acha que o governo vai melhorar e se isso acontecer, uns 70% dizem que cravam o voto na atual governadora em 2010.

Tirando uma média do que me falaram as pessoas com quem conversei, digo que a governadora lidera as intenções de voto no estado, Jáder viria logo atrás e os tucanos bem atrás, principalmente Mário Couto, que está longe de ser querido pelo nosso povo. Por alto, algo tipo 22% para Ana, 19% para o patriarca dos Barbalho e 17% para o ex-governador Simão. O senador Mário “Cotoco” tira no máximo a faixa dos 7%. Só que o mais impressionante é que estimo que dois terços dos eleitores do deputado do PMDB migram para a candidatura da companheira Ana Júlia, se ele sair da disputa pelo Palácio dos Despachos. Vejam que interessante: Jáder não quer o Executivo, quer o Senado. A governadora e o PT já disseram que uma das vagas da chapa é dele.

Adorei também saber do pessoal só da Região Metropolitana que eles, ao contrário do que muitos sempre imaginaram e juraram de pé junto, preferem Jáder e, em segundo, Ana Júlia. Os tucanos que sempre se acharam “os caras” na capital, tiveram que assistir Valéria não ir para o segundo turno e parece que não foi um triste acaso para eles. Aí me pergunto, de onde vão tirar voto? Pelo menos com quem conversei, as duas ou três obras turísticas do PSDB não valem voto não.

Para terminar meu contentamento, constatei que o Bolsa-Trabalho é visto como a principal política social do governo (e pensar que tinham uns achando que não era tanto assim, que podia atrasar as bolsas). Obra da governadora e da minha parceira de tendência, Ivanise Gasparim.

Na segurança, a avaliação é de que tem problemas, mas está melhorando. Amanhã, vou postar, a pedido do delegado João Bernardo, nossos nomes e números da SEGUP. Aí vocês avaliam se o que me disseram no Círio sobre a área era fruto do calor daquele momento de fé e paixão do paraense ou do trabalho competente e diário.

No final das contas, vai ter deputado, liderança do PMDB, que quer fechar com os tucanos ano que vem chupando o dedo. Acho que o comandante Jáder também, como eu, andou conversando com o povo no Círio, e tudo indica que PT e PMDB estarão de mãos dadas para a reeleição.

Posts Relacionados

  1. É deputado pelo que se viu no Círio, sua cumpanhera Ana Júlia está bem na foto mesmo, inclusive no palanque do governo estadual, montado em um órgão público (a CDP) no percurso da procissão, Dilma presenciou um protesto contra a governadora Ana Julia Carepa (PT). Os manifestantes cobraram do governo do Estado "saúde" e "segurança" e chamaram a governadora de "safada". Logo em seguida, o mesmo grupo gritou: "Dilma/pode esperar/a sua hora vai chegar."
    A cumpanherada vai se dar bem ano que vem… Bem mal!!!!

    Permalink
  2. Deputado, srá que o senhor fumou Jambú nesse Círio?

    Permalink

Deixe uma resposta

Email: dep.bordalo@alepa.gov.pa
Contato comunicação: bordalo13@gmail.com
Zap: 55 91 99319 8959

Gabinete: Palácio Cabanagem – Rua do Aveiro,130 – Praça Dom Pedro II, Cidade Velha – 66020-070 3° andar
Fone: 55 91 3182 8419 (ramal: 4368)

Copyright © 2019 Deputado Bordalo. Todos os Direitos Reservados.

Show Buttons
Hide Buttons